Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  

Prémio Villa Portela – 5.ª edição 2020

Villa portela 1 675 2500
22 Dezembro 2020

A promoção da investigação da história local e do património do distrito de Leiria e do concelho de Ourém é o objetivo do Prémio Villa Portela, criado em 2010 por Ricardo Charters d'Azevedo, anterior proprietário da Villa Portela, tendo passado a ser suportado pelo Município em 2018, no âmbito da passagem para a esfera autárquica do edifício Villa Portela, numa iniciativa em parceria com o Centro do Património da Estremadura (CEPAE), Associação para o Desenvolvimento de Leiria (ADLEI) e Politécnico de Leiria (IPL).

Composta por uma vasta área ajardinada e por um chalet construído em 1894, inspirado na arquitetura suíça de meados do século XIX, a Villa Portela, enquanto propriedade autossuficiente, constituía, à época, uma espécie de enclave pitoresco nos arredores da cidade de Leiria.
Com o decorrer dos tempos a Villa Portela tornou-se hoje um dos mais emblemáticos imóveis históricos localizados na zona nobre da cidade de Leiria.
Tendo os Leirienses manifestado ao longo dos anos o desejo de usufruir daquele espaço, bem como de garantir a salvaguarda deste tão importante património ambiental e histórico, em 2017, o Município de Leiria veio a adquirir este imóvel de inestimável valor histórico e ambiental no património municipal, com o objetivo de criar e gerir, no coração da cidade, um novo espaço, o qual será designado por Centro d'Artes Villa Portela, aberto ao público e dedicado exclusivamente à arte e à cultura.
Com esta aquisição, o Município de Leiria assumiu também a obrigação de suportar de dois em dois anos o "Prémio Villa Portela", instituído por Ricardo Charters d' Azevedo, anterior proprietário da Villa Portela, e cujas edições anteriores ocorreram em 2011, 2013, 2016 e 2018. 

A obra “Pinhal do Rei, Casas de Guarda e Outros Edifícios Florestais” da autoria de José Manuel Gonçalves , é a vencedora do Prémio Villa Portela, quinta edição de 2020, de acordo com a deliberação do júri do concurso, de 11 de novembro de 2020.

Conforme refere o júri, a obra vencedora destaca-se pela “escolha do tema e a sua exploração; a elevada relevância do tema para o património histórico e cultural da região, acentuado pelo facto de a maior parte dos objetos de estudo se terem perdido ou estarem em risco de se perder; rigor, exaustividade e clareza de exposição; conhecimento profundo de fontes de arquivo e de testemunhos edificados e arqueológicos; proficiência com que se serve da informação fornecida por todas essas fontes”.
O júri é constituído por Isabel Maria da Graça dos Santos Brás, em representação do Município de Leiria, Cristina Maria Alexandre Nobre, em representação do Politécnico de Leiria, e Pedro Redol Lourenço da Silva, Conservador no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, investigador designado pela Câmara Municipal de Leiria.

O júri recomenda a publicação do trabalho premiado, pelo seu interesse público e valor para a história local, regional e nacional.

A cerimónia de entrega do Prémio Villa Portela – Quinta Edição 2020, realizou-se dia 16 de dezembro de 2020, pelas 15h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Nas atuais circunstâncias da pandemia da COVID—19 constituiu uma cerimónia menos formal do habitual e com menor número de convidados. Para além do Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, da Vereadora da Cultura, Anabela Graça, da Chefe da Divisão de Ação Cultural, Museus e Turismo, Catarina Carvalho, contou com a presença do galardoado, José Manuel Gonçalves; de Ricardo Charters d’Azevedo, criador do Prémio Villa Portela; do Presidente da Direção do Centro do Património da Estremadura (CEPAE), membro da Comissão Coordenadora do Prémio Villa Portela; dos representantes da Associação para o Desenvolvimento de Leiria (ADLEI), membro da Comissão Coordenadora do Prémio Villa Portela, Vitorino Guerra e António Gonçalves; de Miguel Jerónimo, em representação do Politécnico de Leiria (IPL), parceiro promotor e entidade membro do Júri do Prémio Villa Portela; de Pedro Redol Lourenço da Silva, membro do Júri supramencionado; de Manuel Leiria, jornalista do Semanário Região de Leiria; de Sílvia Carreira (Gabinete de Apoio à Presidência da CML), de Ana Cristina Santos Roque CML), e de Isabel Brás, na qualidade de Presidente do Júri, em representação do Município de Leiria. A cobertura fotográfica ficou a cargo da Fotógrafa Sandra Costa (CML).

Isabel Brás efetuou a abertura da cerimónia, saudando os presentes e dando uma breve nota de apresentação sobre o Prémio Villa Portela, seus objetivos e enquadramento da sua criação, bem como acerca da obra e respetivo concorrente vencedor da presente edição de 2020.

De seguida convidou o Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, e o galardoado, José Manuel Gonçalves a subirem ao podium para a entrega do prémio, constituído por um Cheque no valor de €2.000 (dois mil euros), e de duas ofertas institucionais, um trofeu com o símbolo do Município e gravação alusiva ao Vencedor do Prémio Villa Portela 2020 e uma edição de luxo dos “Forais de Leiria”.

O Senhor Presidente da Câmara Municipal de Leiria proferiu um breve discurso, felicitando o vencedor e ressaltando a importância da obra vencedora para a história e o património cultural e ambiental local e regional, e com abrangência nacional, dando particular ênfase à importância do Pinhal de Leiria (popularmente conhecido como “Pinhal do Rei”) não apenas sob o ponto de vista ambiental e patrimonial como também para o desenvolvimento económico de Leiria e sua Região.

José Manuel Gonçalves fez, resumidamente, a apresentação da obra, que aborda temas como a administração e controlo do Pinhal de Leiria ou “Pinhal do Rei”, a origem e evolução das Casas de Guarda, as suas áreas limítrofes, outros edifícios florestais como os Pontos de Vigia, o Chalé das Matas em São Pedro de Moel, a Sede dos Serviços Florestais na Marinha Grande, o Edifício da Fábrica de Resinagem, a Estação do Caminho-de-Ferro Americano e as Tercenas da Vieira.

Capa do trabalho vencedor

Prémio Villa Portela 2020

Currículo José Manuel Gonçalves

Lista de prémios Villa Portela

 

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete