Aprovado Projeto de Execução de Ciclovia do Rio Lis até à foz

Rio lis monte real 1 675 2500
28 Dezembro 2020

O Município de Leiria aprovou esta segunda-feira em reunião de Câmara o Projeto de Execução de Ciclovia do Rio Lis até à Foz, num total de 25 quilómetros, um projeto intermunicipal que envolve também a Marinha Grande, tendo sido também aprovado um protocolo com este Município para a execução da infraestrutura.

Com 17,6 kms no concelho de Leiria e 7 kms na Marinha Grande, esta ciclovia, há muito ambicionada, tem agora o seu projeto concluído. A sua concretização será feita com recurso a técnicas de engenharia natural e valorização dos percursos já existentes ao longo do Rio, permitindo o uso de mobilidades suaves.

Com um investimento na ordem dos 6,6 milhões de euros, sendo 4,6 M€ correspondentes ao Município de Leiria e 1,97 M€ ao Município da Marinha Grande, o projeto será submetido a candidatura a fundos comunitários que disponibilizam verbas para a promoção de estratégias de baixo teor de carbono, incluindo a promoção da mobilidade urbana multimodal sustentável.

Paralelamente, este projeto integra várias medidas de conservação e reabilitação da rede hidrográfica e zonas ribeirinhas, baseando-se em critérios de salvaguarda, promoção e valorização da biodiversidade com recurso a soluções técnicas de engenharia natural e plantações de vegetação autóctone, estabelecendo um ‘continuum naturale’.

Está ainda prevista intervenção o pavimento, tal como inclusão de mobiliário e criação de onze portas de entrada nesta ciclovia que fará ligação ao Percurso Polis, na cidade de Leiria.

A construção da Ciclovia do Rio Lis corresponde ainda a ações previstas no Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Leiria (PMAAC), como ação integrada junto aos cursos de água.