Município de Leiria cria Serviço Municipal de Vigilância Ambiental

Rio rio 1 675 2500
05 Janeiro 2021

Leiria vai passar a ter um sistema de vigilância que visa reduzir o número de crimes ambientais e o tempo de intervenção.

Através de meios materiais e humanos, o serviço pretende ainda desenvolver ações de sensibilização e envolvimento da população na melhoria da qualidade ambiental do concelho de Leiria.

O anúncio foi feito esta terça-feira, dia 5 de janeiro, pelo presidente da Câmara Municipal de Leria, Gonçalo Lopes. “Este projeto não pretende substituir as forças de autoridade, nem as entidades de fiscalização já existentes. É um complemento a estas organizações”, garante o presidente do município.

A solução dos problemas ambientais é uma das prioridades do município, que apela à envolvência cívica da população, juntas de freguesia e movimento associativo.

A Câmara de Leiria pretende ainda cooperar com as diversas entidades com efetivas competências de fiscalização na área ambiental, nomeadamente o Ministério da Administração Interna, em especial GNR e PSP, tal como os diversos serviços e organismos dos Ministérios da Agricultura, do Ambiente e da Economia, e com os representantes dos diversos setores económicos.