Município e Agrupamentos de Escolas assinam acordo para combate ao insucesso escolar

Picie ii 1 675 2500
06 Janeiro 2021

O Município de Leiria e os oito Agrupamentos de Escolas do concelho assinaram, no passado mês de dezembro, o acordo de parceria no seguimento da candidatura ao Plano Inovador de Combate ao insucesso Escolar da Região de Leiria II (PICIE II), que integra os 10 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.

O PICIE II reflete a necessidade de dar continuidade ao trabalho encetado nos anos letivos de 2018/2019, 2019/2020 e no presente ano letivo de 2020/2021, especialmente no que concerne ao importante papel assumido pelas equipas multidisciplinares na promoção do sucesso escolar das crianças com a evidente diminuição das retenções no 1º ciclo do ensino básico, bem como com a capacitação de educadores, professores, pais e encarregados de educação e assistentes operacionais.

O acompanhamento das crianças é desenvolvido em torno de quatro valências: psicologia, terapia da fala, mediação social e cultural e nutrição. De salientar ainda que neste primeiro período letivo a equipa PICIE de Leiria realizou mais de três mil sessões junto das crianças e turmas em acompanhamento, dados já partilhados junto das direções escolares.

A candidatura apresenta 4 atividades que operacionalizam a consistente aposta na Educação em termos de inovação, boas práticas, monitorização e avaliação.