Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  

Município de Leiria ilumina Castelo de azul para assinalar Dia Internacional da Síndrome de Angelman

Angelman 1 675 2500
08 Fevereiro 2021

O Município de Leiria associa-se à ANGEL - Associação Síndrome de Angelman Portugal para assinalar o Dia Internacional da Síndrome de Angelman, iluminando o castelo de azul, cor associada à doença, na segunda-feira, dia 15 de fevereiro.

Esta data assinala-se em fevereiro, por ser o mês das Doenças Raras e, dia 15, por ser o cromossoma 15 que geneticamente tem uma disfunção que causa a doença.

A Síndrome de Angelman é uma condição genética rara que se manifesta desde o nascimento e as pessoas com Angelman têm um severo atraso no desenvolvimento cognitivo, motor e psicomotor. Comunicam, mas não falam, têm distúrbios de sono, crises convulsivas e incapacidade de coordenação de movimentos.

Em Portugal já foram identificados mais de 70 casos, no entanto, dada a incidência (1:15.000 nascimentos) estima-se que o número real de casos ultrapasse os 500.

Ao assinalar este dia, a ANGEL - Associação Síndrome de Angelman Portugal, pretende consciencializar a população para esta doença e apoiar as pessoas que são portadoras da síndrome, assim como as respetivas famílias.


Mais informações no site  http://www.angel.pt    e no facebook

https://www.facebook.com/AngelmanPT      

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete