Programa Municipal de Orientação Vocacional e Profissional - Orienta-TE! promove workshop “Job Shadowing”

Workshop 1 675 2500
11 Fevereiro 2021

O Município de Leiria promove o Workshop “Job Shadowing”, no próximo dia 12 de fevereiro, das 09:00 às 13:00, no âmbito do programa Municipal de Orientação Vocacional e Profissional - Orienta-TE!, destinado a todos os psicólogos dos Serviço de Psicologia e Orientação das escolas públicas e privadas do concelho de Leiria.

Promovido no âmbito do Projeto Educativo Municipal de Leiria, sob a coordenação do psicólogo Pedro Cordeiro e dinamizado por Vítor Gamboa*, da Universidade do Algarve, este workshop dá cumprimento às necessidades formativas identificadas pelos seus elementos.

De forma genérica, “Job Shadowing” é um processo através do qual o indivíduo passa algum tempo de observação da prática profissional em contexto organizacional, com o objetivo de aprender mais sobre a função e desenvolver competências integradas nessa área de atividade.

Pretende-se, com esta dinâmica de formação, promover a exploração vocacional em contexto empresarial, no quadro das atribuições dos Serviços de Psicologia e Orientação, das escolas do concelho de Leiria.

*Vítor Gamboa é Professor Assistente de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade do Algarve. Coordenador da Unidade de Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento Vocacional. Investigador e autor de vários artigos científicos, cuja tese de doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação se intitulou: “O Impacto da Experiência de Estágio no Desenvolvimento Vocacional de Alunos dos Cursos Tecnológicos e Profissionais do Ensino Secundário” (2011).