H2Off – Hora da Água assinala esta segunda feira o Dia Mundial da Água

161866203 268271521471109 4897452718378655806 o 1 675 2500
22 Março 2021

Esta segunda feira, dia 22 de março, Os SMAS de Leiria e o Município de Leiria associam-se à APDA - Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas na divulgação da iniciativa: H2Off – Hora da Água.

Às 22 horas de hoje, a Hora da Água será assinalada em Portugal para valorizar a água enquanto bem essencial.

A hora de fechar a torneira - H2Off - ação de sensibilização promovida pela CECEA - Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) está em contagem regressiva para a sua primeira celebração.

Ao promover a consciencialização e adoção de novas práticas face ao recurso escasso e essencial que é a água, a H2Off surge alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU - Organização das Nações Unidas, nomeadamente os referentes à “garantia de água potável e saneamento para todos” (Objetivo 6), “proteção do ambiente e procura da sustentabilidade nas cidades” (Objetivo 11) e ao “combate às alterações climáticas” (Objetivo 13).

H2Off conta já o com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e Ação Climática, da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA), e com as Parcerias Nacionais da Quercus, Zero, Deco, Liga para a Proteção da Natureza (LPN), Radio Renascença, Águas de Portugal, Turismo de Portugal, Revista Visão, entre várias outras, aguardando-se o aumento do número destas nas próximas horas.

Várias são também as figuras públicas que se associaram a este movimento enquanto Embaixadores estando previsto um aumento generoso do número de adesões, também nas próximas horas. Entre estes estão, por exemplo, Luis Vicente (Actor e Encenador), Francisco Ferreira (Presidente da Zero), Paula Nunes da Silva (Presidente da Quercus), Viviane Parra (cantora), Tó Viegas (músico), António Pedro Cerdeira (Ator), Jorge Benvinda (Cantor - Virgem Suta), João Tomás (Artista - Forest Dump), Padre Vitor Melícias, Carlos Afonso (Chef), Hugo Pinheiro (Campeão Nacional Europeu e Mundial de Body Board), entre vários outros.

Para ampliar a divulgação da iniciativa foi desenvolvido o website disponível em: http://h2off-apda.com  que apresenta ainda um mapa interativo produzido pela ESRI Portugal onde todos os participantes poderão indicar a sua localização e acompanhar a evolução da adesão em tempo real https://www.h2off-apda.com/teste-esri.

O apelo lançado é simples e não custa muito! Fechar, nem que seja por uma hora, as toneiras esta noite, para celebrar a água enquanto bem valioso e tomar consciência da sua importância nas nossas vidas.

Desta forma, fica o convite para aderirem a esta parceria ambiental através da divulgação da mesma, com vista a torná-la uma ação de responsabilidade massiva, face às alterações climáticas e às necessidades hídricas da população do planeta.

Junte-se à corrente pois todos podemos fazer a diferença!

Sobre os SMAS de Leiria:

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Leiria (SMAS de Leiria) foram criados em 1933 e são a entidade gestora responsável pelo abastecimento de água e drenagem de águas residuais no concelho de Leiria. Têm como missão assegurar a prestação de serviços de abastecimento de água e de recolha de águas residuais, de excelente qualidade, com vista à satisfação dos seus clientes.

Os SMAS de Leiria possuem uma rede de abastecimento de água com mil e oitocentos quilómetros de extensão (a maior rede de abastecimento de água do país), gerem 24 captações subterrâneas, uma captação superficial no rio Lis e 78 reservatórios. Servem cerca de 66 mil clientes ao nível do abastecimento de água e cerca de 52 mil clientes ao nível da drenagem de águas residuais.