Salinas da Junqueira vão ser reabilitadas

23 Março 2021

Tiveram início na passada semana as obras de reabilitação das Salinas da Junqueira, em Monte Redondo, uma intervenção que tem como objetivo a preservação do património histórico, natural e cultural, bem como a promoção da sua componente turística.

Os trabalhos irão permitir a criação de um Circuito Interpretativo na zona exterior, através da construção de uma salina demonstrativa e da reparação das diversas estruturas em madeira existentes, tais como os passadiços, o observatório de aves/torre e vigia, o mobiliário para lazer, entre outros.

No edifício principal afeto ao espaço, será criado um Centro de Interpretação Ambiental, Histórico e Cultural, que procurará mostrar a importância da extracção de sal neste local, uma atividade que remonta ao início do século XX e que durou mais de 50 anos, tendo o produto sido comercializado sob a marca Sal Império.

O Município de Leiria irá investir 300 mil euros nos trabalhos que têm uma duração prevista de 180 dias (cerca de seis meses).