Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Links rápidos

Apresentação do livro "Tomé, o gaio semeador".

20 Jan '18
Tom  1 675 400

 11h00|Centro de Interpretação Ambiental de Leiria
 Com a presença da autora - Sofia Quaresma

"Tomé é um gaio que, como muitos outros, passa grande parte da vida a procurar alimento. Nesta tarefa, procura e esconde milhares de bolotas e assim, dispersa espécies autóctones. Esta faceta real do comportamento dos gaios é de imenso valor no contexto actual de um país ardido, quase desprovido de floresta autóctone e em seca severa ! Em Biologia falamos de capital natural !

Se queremos um futuro mais verde e mais saudável, ser semeador é imperativo ! E um futuro mais seguro também passa por semear autóctones; as espécies que dominavam o coberto vegetal português até este Verão não são promotoras de ambientes seguros... que ninguém terá essa dúvida!

Escrevi Tomé, o gaio Semeador, em 2009 após alguns anos de sementeiras em escolas onde bolotas eram elementos muitas vezes desconhecidos e, onde os gaios eram efectivamente desconhecidos. Assim nasceu Tomé e após uma incubação longa saiu agora da casca para que miúdos e graúdos conheçam este semeador!

A Natureza encarrega-se de dar continuidade às espécies autóctones. E nós? estamos a auxiliar ou a contrariar esse processo? Lançar a reflexão sobre estes assuntos e promover sementeiras é o mote deste livro cuja apresentação é idealmente acompanhada de sementeira.

O livro integrou um Projecto da Delegação Regional da Ordem dos Biólogos, entidade que integro, projecto esse apoiado pelo Fundo Ambiental. Desse projecto, fazem parte uma caixa de sementes autóctones e um pack de livros infantis de cariz científico que ficam residentes na Biblioteca Municipal de Alcobaça ( e ainda em 2 entidades de ensino na Povoa do Lanhoso e em Penafiel pois, o projeto decorreu em simultâneo nestas 3 cidades, pertencentes à area de abrangência da Delegação Norte da OBIO). Este pack pode ser requisitado pelas escolas no sentido do tema poder ser trabalhado em turma, sem custos de aquisição de livros. O projecto foi encerrado dia 25 Novembro de 2017 na Biblioteca Municipal de Alcobaça, terra da autora e do ilustrador do livro."

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze