Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Links rápidos

Visita guiada "Nós" pela comissária da exposição Sandra Leandro

16 Jun '18
N s 1 675 400

 

Sábado, 16 de Junho às 16:00 - 18:30

Nós e os Outros
Até 07 abril 2019
"Nós é o título de uma pintura de Lino António, datada de 1923, e o mote da presente exposição. Este autorretrato abraça a tertúlia a que o pintor pertencia, destacando na representação mestre Narciso Costa (1890-1969), o futuro arquitecto António Varela (1902-1963) e Luís Fernandes (1895-1954) um artista polifacetado. Lino António não colocou o grupo num fundo neutro, Leiria é o quinto retrato, o lugar a que todos, de uma forma ou de outra, pertenceram, imprimindo-lhes marca identitária.
Agentes activos da cultura leiriense do início do século XX, figuras carismáticas para um núcleo muito restrito, não estão inscritos na memória histórica da cidade, à excepção de Lino António. Esta exposição, que se divide em dois grandes núcleos: «Nós no singular» e «Nós no plural», pretende resgatá-los do esquecimento, mostrando parte da sua obra. No primeiro núcleo, apresentam-se trabalhos que caracterizam e identificam individualmente cada um dos quatro artistas e mostram-se, especialmente, as representações ou projectos de e para Leiria e o seu distrito. No caso de Narciso Costa, António Varela e Luís Fernandes, há muito que a sua obra não é exposta e vários trabalhos exibem-se agora pela primeira vez. Todas estas figuras ultrapassaram o âmbito local e estudaram, viveram, trabalharam ou tiveram encomendas de outras partes do país, ou do mundo. Será esse o conteúdo de «Nós no plural», juntamente com a correspondência que assinala alguns desses elos.
Neste jogo entre singular e plural encontram-se convergências e divergências que nem sem-pre se manifestam nas obras expostas. Em comum, todos foram Professores nas Escolas Industriais e suas variantes, mas, até pela natureza diversa da expressão artística que escolheram, só alguns ensaiaram um modernismo ancorado numa representação renovada das manifestações tradicionais da cultura popular que, de resto, já tinha interessado gerações anteriores.
Este é um momento para Leiria se ver ao espelho e, identificando este grupo de artistas, se repensar, guardando lugar na história para os artistas do futuro."
Sandra Leandro – curadora da exposição

Limitado a 25 participantes.

 

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze