Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Links rápidos

As Religiões do Livro

02 Jan '19 a 31 Dez '19
As religi es do livro 1 675 400

Sinopse - Centro de Diálogo Intercultural
A diferença é uma constante dos tempos, dos espaços, das comunidades e dos indivíduos. Podemos mesmo considerar que é a diferença que garante a identidade. Por outro lado, é a aceitação da multiculturalidade por parte de todos, e a integração, por uns e outros, daquilo que sentem mais enriquecedor nos seus vizinhos ou parceiros, que pode originar a verdadeira interculturalidade.
A convivência intercultural é uma das imagens da identidade do Município de Leiria, sendo que a permuta de experiências e de saberes está no cerne do empreendedorismo marcante e do permanente desenvolvimento. É este pluralismo social que sempre existiu em Leiria, em parcerias dialogantes, que justifica um Centro de Diálogo Intercultural.
A criação do Centro de Diálogo Intercultural de Leiria exige a salvaguarda e a divulgação do património cultural, arquitetónico e urbanístico que se lhe associa. Assentou na reabilitação da Igreja da Misericórdia, que, tal como a Casa dos Pintores, se adapta a funções culturais, tornando-se em espaços de contemporaneidade.
Com este projeto pretende-se conjugar a valorização histórica e patrimonial com a fruição cultural e turística, criando um espaço de preservação e interpretação da memória das distintas comunidades que, ao longo dos séculos, povoaram e construíram a região, com destaque para a época medieval, durante a qual aqui se fizeram sentir mais fortemente as presenças muçulmana, cristã e hebraica.

Sinopse – exposição de longa duração
O livro é o fio condutor do projeto de musealização, quer pelo seu valor simbólico como intermediário no diálogo entre distintos povos e crenças, quer pelo seu valor intrínseco, de objeto, cujo aperfeiçoamento foi levado a cabo, nomeadamente, na tipografia judaica medieval de Leiria. Aqui o livro surge como agente de união e comunicação, como o contador de uma história emocionante, a de uma Leiria intercultural e dialogante.

 

Local: Centro de Diálogo Intercultural de Leiria – Igreja da Misericórdia e Casa dos Pintores
SEG’ a SEX’ das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
SAB’, DOM’ e FERIADOS das 14h00 às 17h30
Encerra Dias de Ano Novo, Páscoa e Natal
Preço: Entrada livre
Público: População no geral
Mais informações: 244 839 628 | 244 845 639 | cdil@cm-leiria.pt 
Org.: CMLeiria | Centro de Diálogo Intercultural de Leiria

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
image title