Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Links rápidos

Concerto de natal

07 Dez '19
Concerto de natal 1 675 400

Orquestra Filarmonia das Beira, Coro DECA/Universidade de Aveiro, Coros infantis e Coro de Câmara do Orfeão de Leiria

Direção: António Vassalo Lourenço

 

A Orquestra Filarmonia das Beiras apresenta uma obra cuja partitura, escrita em 1880 como prova final do curso de composição do conservatório de Lucca, era, até à sua publicação em 1951, conhecida apenas por alguns historiadores e musicólogos. Só no último quartel to Séc. XX se foi progressivamente tornando conhecida do grande público sendo atualmente interpretada com mais regularidade.

Escrita para tenor e baixo/barítono solistas, coro e orquestra esta obra revela já, apesar de alguma imaturidade natural num compositor de 22 anos que pela primeira compunha uma obra de grande dimensão, alguns aspetos da sua capacidade e talento como melodista e orquestrador que futuramente viriam a confirmar-se nas suas óperas. A sensibilidade e expressividade líricas das suas melodias e o uso da sonoridade da orquestra são um dos aspeto mais interessantes desta Missa, que se destaca também pela forma como o compositor combina a tradição secular da música sacra com a carácter tendencialmente operático de alguns números (uma prática comum na música sacra Italiana do Séc. XIX).

Como interpretes, juntam-se à OFB o Coro da Universidade de Aveiro, Coros infantis e Coro de Câmara do Orfeão de Leiria.

 

LOCAL | Igreja Convento da Portela (Franciscanos) | 16h30

 

Preço: Gratuito

Inf.: 244 829 550 / geral@orfeaodeleiria.com 

Org.: Orfeão de Leiria | Conservatório de Artes

Apoio: CMLeiria

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete