Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Links rápidos

Câmara Municipal de Leiria aposta na requalificação do espaço público

13 Setembro 2010
Câmara Municipal de Leiria aposta na requalificação do espaço público

 

A cidade entendida como património cultural, é um todo, com memória, que patenteia uma identidade própria, que reforça o sentimento de pertença dos seus habitantes. Uma estratégia de requalificação potencia esse sentimento e gera atractividade turística.

Os espaços verdes públicos apoiam e estruturam as cidades, sendo promotores da continuidade ecológica e cultural, essencial para a sua sustentabilidade ambiental.

Nesta lógica a Câmara Municipal de Leiria está a requalificar os espaços públicos, para que sejam cada vez mais atractivos, numa perspectiva de manutenção do equilíbrio ecológico em meio urbano, através das intervenções paisagísticas que recentemente têm vindo a ser desenvolvidas.

Entre os espaços intervencionados salienta-se o Jardim da Fonte Luminosa, a Rotunda do Sinaleiro, bem como outras pequenas intervenções.

Com a requalificação do jardim da Fonte Luminosa pretendeu-se, sem alterar a infra-estrutura existente, integrar no mesmo espaço diversos estratos vegetais, revestindo com relva o espaço exterior e criando uma amplitude visual de continuidade para o morro do Castelo.

Pequenas anotações, com efeito marcante, foram ainda realizadas nas floreiras do Largo Paio Guterres, no canteiro existente no início da Rua Machado dos Santos, nos canteiros na Rua Wenceslau de Morais, bem como nas floreiras da Ponte Afonso Zuquete, floreiras do Largo Goa Damão e Diu, floreiras do separador central da Avenida Marquês de Pombal e colocação de floreiras nas traseiras do Tribunal de Leiria.

Estas intervenções têm subjacente o objectivo de realçar as características paisagísticas ímpares de Leiria, que assume a sua "cumplicidade" com o rio Lis a serpentear ao longo da malha urbana, de modo a que o espaço público seja cada vez mais acolhedor e convidativo. Um verdadeiro cartão de visita para os turistas, mas também um motivo de orgulho para os leirienses, estimulando a convivência e o sentimento de pertença.

A curto prazo, estão previstas novas intervenções, nomeadamente a requalificação e valorização nos seguintes espaços: separador central da Avenida Marquês Pombal; Rotunda do Casal do Bravo; espaços verdes da Urbanização do Casal do Guerra; colaboração na execução dos espaços verdes da EB1 Leiria n.º1 – Escola Branca e Jardim de Infância dos Capuchos.

Estão ainda a ser desenvolvidos procedimentos de modo a efectuar um levantamento das condições fitossanitárias do património arbóreo do concelho.

Leiria, 13 de Setembro de 2010

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
image title