Links rápidos

Comunicado - Água do mar na Pria do Pedrógão

15 Julho 2010

Na sequência da presença anormal de espuma de cor acastanhada, que se tem estendido ao areal da Praia do Pedrógão, freguesia de Coimbrão, a Câmara Municipal de Leiria esclarece que, após análises efectuadas à qualidade da água, pela Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Centro, I.P., em articulação com a Autoridade de Saúde, não foram detectadas espécies portadoras de toxicidade, pelo que não existe qualquer perigo para a saúde pública.

Os resultados das análises demonstraram que a ocorrência da espuma de cor acastanhada se deve à presença de fitoplâncton e à própria dinâmica costeira, situação que tem ocorrido regularmente nos últimos anos.

A Câmara Municipal de Leiria, desde a primeira hora, tem procedido à limpeza diária do areal, com o intuito de minorar o impacto deste episódio anómalo e proporcionar as melhores condições possíveis aos veraneantes.

A ARH do Centro e a Autoridade de Saúde irão continuar a monitorizar a qualidade das águas, procedendo à recolha de amostras extraordinárias até que seja retomada a normalidade.

A Câmara Municipal de Leiria continuará a acompanhar esta situação, fazendo tudo o que está no âmbito das suas competências, no sentido de proporcionar as melhores condições a quem usufrua e visita a Praia do Pedrógão.

Leiria, 15 de Julho de 2010

A Vereadora