Links rápidos

Visita de estudo ao Japão

09 Julho 2010

Serão 37 os jovens europeus que, numa iniciativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Governo do Japão, terão a oportunidade de conhecer este país de forma a poderem, no futuro, desenvolver as prósperas relações entre o Japão e os países europeus.

Os candidatos deverão ter entre os 25 e os 35 anos de idade no dia 1 de Junho de 2010 e ser da nacionalidade de um dois países membros da União Europeia, nunca ter visitado o Japão nem ter planos de o fazer num futuro próximo, possuir um bom domínio da língua inglesa, já ter terminado a sua licenciatura, ter espírito flexível, social, com facilidade em integração em actividades de grupo, no âmbito do Programa. Deverá ainda ter interesse pelo Japão e ter vontade de continuar a participar nas actividades relacionadas com aquele país e apresentar um relatório sobre o futuro entre a Europa e o Japão após o regresso a Portugal.

Para a sua candidatura, deverão apresentar um ensaio com o título "What would you do to strenghten the relationaship between Japan and Portugal?" ("O que faria para fortalecer o relacionamento entre o Japão e Portugal?").

Este ensaio deverá ser apresentado em inglês, uma página – formato A4 (Word), impreterivelmente até ao dia 23 de Julho de 2010, no Sector Cultural da Embaixada do Japão (sita na Av. da Liberdade, nº. 245 / 6º. andar – 1269-033 Lisboa), original e três cópias, acompanhadas do curriculum vitae do candidato.

Antes da decisão final que terá lugar no Japão, a Embaixada do Japão em Lisboa fará aos candidatos pré-seleccionados uma entrevista pessoal em inglês e em português, a realizar a partir do dia 9 de Agosto de 2010.

Pormenores da visita ao Japão
No seu conteúdo geral, a estada no Japão contemplará visitas a várias organizações políticas, económicas e culturais, de cariz tradicional e, ou contemporâneo, viagens internas, residência – convívio com famílias japonesas, encontro e intercâmbio de opiniões com jovens japoneses, sendo as actividades deste programa conduzidos na língua inglesa.

As visitas serão divididas em dois grupos, sendo o Grupo A de 8 a 18 de Novembro de 2010 e o Grupo B de 29 de Novembro a 9 de Dezembro de 2010.

Custos da viagem
O Governo do Japão suporta os seguintes custos: passagem aérea de ida e volta em classe económica, transportes internos, alojamento, refeições (pequeno almoço e almoço), seguro durante a estada no Japão e entradas nos diversos locais a visitar no âmbito deste programa, não sendo contempladas as despesas de jantares e as privadas.

Leiria, 9 de Julho de 2010