Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Links rápidos

Inauguração da exposição “Macau, encontro de culturas”

20 Julho 2010

 

Decorreu ontem, dia 19 de Julho, no edifício Banco de Portugal a inauguração da exposição "Macau, encontro de culturas", com a presença de Raul Castro, Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Carlos Melancia, Presidente da Fundação Jorge Álvares, Administradores e Secretário Geral daquela Fundação, Carlos Bonina Moreno, Comissário Geral da exposição, Ana Maria Amaro, Presidente do Instituto Português de Sinologia, entre muitos outros convidados.

Esta cerimónia informal teve início com um percurso pela exposição, guiada pelo Arqº Carlos Bonina Moreno. Macau surge com o seu grande potencial comercial, e são ainda dados a conhecer os monumentos de maior valor da região, bem como o impacto da presença portuguesa.

O valor cultural de Macau não é esquecido, sendo apresentada a originalidade dos seus selos, que muitas vezes fazem alegoria ao encontro de culturas, a tradição da luta de grilos, pendões de pano acolchoados, objectos do quotidiano, brinquedos e marionetas típicas, tal como o famoso teatro das sombras chinês.

Raul Castro, Presidente da Autarquia, referiu que "falar de Macau, é abordar a história da presença portuguesa pelo mundo, num tempo secular, onde conviveram e ainda convivem paradigmas culturais e religiosos diferentes, numa coexistência multicultural enriquecedora".

O Autarca destacou ainda o facto de que "para além da exaltação deste importante tributo português ao mundo, esta exposição encerra em si uma meritória vertente pedagógica, transmitindo aos mais novos, um legado que faz parte da memória colectiva da Nação". 

"Macau, encontro de culturas", envolve uma parceria da Fundação Jorge Álvares com a Câmara Municipal de Leiria, contando ainda com o apoio e colaboração da Casa de Macau de Lisboa, do Centro Nacional de Cultura, da Fundação Casa de Macau, do Instituto Internacional de Macau, do Instituto Português de Sinologia e da Sociedade de Geografia de Lisboa.

A entrada é livre, de segunda a sexta das 9 às 12 horas e das 14 às 17horas, e aos sábados das 14 às 18 horas. 

Leiria, 20 de Julho de 2010

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
image title