Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Links rápidos

“Macau, encontro de culturas”

06 Julho 2010

 

O edifício Banco de Portugal será palco de 19 de Julho a 21 de Agosto, da exposição "Macau, encontro de culturas", que será complementada com um conjunto de outras iniciativas.
Esta exposição aborda de uma forma sintética a história da presença portuguesa em Macau e a harmoniosa simbiose de culturas que a mesma encerra, desde os primórdios do território às instituições portuguesas que actualmente se mantêm na Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), do património cultural com influências distintas à coexistência religiosa, do Estatuto Orgânico de Macau à Organização Judiciária da RAEM.
Trata-se de uma réplica da que foi inicialmente inaugurada pelo Presidente da República, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, em 2009, para assinalar o 10º aniversário da transferência da Administração Portuguesa de Macau para a República Popular da China.
A exposição "Macau, encontro de culturas", concebida e produzida pelo Arq.º Carlos Bonina Moreno, envolve uma parceria da Fundação Jorge Álvares com a Câmara Municipal de Leiria e conta com o apoio e colaboração com da Casa de Macau de Lisboa, do Centro Nacional de Cultura, da Fundação Casa de Macau, do Instituto Internacional de Macau, do Instituto de Sinologia e da Sociedade de Geografia de Lisboa.
A entrada é livre, de segunda a sexta das 9 às 12 horas e das 14 às 17horas, e aos sábados das 14 às 18 horas. 

Paralelamente a esta exposição, foi desenvolvida uma programação tangencial. Assim, nos dias 20, 27 e 29 de Julho, pelas 14h30, decorrerá no edifício Banco de Portugal, uma demonstração e construção de Teatro de Sombras, " O Imperador e a sua amada", destinada a crianças dos 6 aos 8 anos, realizada pelo mIiImo – Museu da Imagem em Movimento. Esta actividade repete-se nos dias 5, 12 e 19 de Agosto, às 14h30, mas destinada a crianças dos 9 aos 12 anos.
No dia 22 de Julho, pelas 22 horas, decorrerá no Castelo de Leiria o concerto "Porto Interior", por Rão Kyao (flauta) e Yanan (pi`pa e guzheng).
O edifício do Banco de Portugal será palco no dia 29 de Julho, pelas 18h30, da conferência "Lara Reis e Graciete Batalha, dois ilustres leirienses em Macau", pela Dra. Celine Veiga de Oliveira.
Neste mesmo local terá lugar no dia 5 de Agosto, pelas 18h30, a conferência "Macau - Uma Revisitação Sentimental", pelo Dr. Guilherme Valente.
A última iniciativa decorrerá no dia 12 de Agosto, pelas 18h30, no edifício Banco de Portugal, com a conferência "Do misticismo à diversão popular: as sombras chinesas", proferida pela Prof.ª Doutora Ana Maria Amaro.

Leiria, 6 de Julho de 2010

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
image title