Links rápidos

Rão Kyao no Castelo de Leiria

20 Julho 2010

Os Paços Novos do Castelo de Leiria recebem no próximo dia 22 de Julho (quinta-feira), pelas 22h00, o concerto "Porto Interior", por Rão Kyao e Yanan, integrado na programação tangencial à exposição patente no edifício Banco de Portugal intitulada "Macau, encontro de culturas".

"Porto Interior" traz até nós o resultado da ligação musical iniciada há quatro anos entre estes dois intérpretes, que, inspirando-se num passado admirável, pretendem assim projectar no presente e no futuro a ligação multissecular entre Portugal e a China, que Macau historicamente tão bem exemplificou.

O espectáculo desdobra-se em várias partes nas quais são interpretados temas originais, repertório do folclore clássico chinês e português, havendo também incursões pelo fado e lugar à improvisação colectiva, sempre com recurso à flauta, por Rão Kyao, e à pi`pa e ao guzheng, por Yanan.

Com esta iniciativa musical, os dois intérpretes pretendem louvar musical e espiritualmente o exemplo de convivência pacífica entre dois povos que tão vivamente marcou a história de Macau, dando assim o seu contributo para a manutenção e fortalecimento dos laços que unem os dois povos.

A entrada para este concerto é livre e limitada a 200 pessoas, não sendo possível a reserva prévia de entradas.

Ainda no âmbito da programação tangencial à exposição "Macau, encontro de culturas", o edifício do Banco de Portugal será palco no dia 29 de Julho, pelas 18h30, da conferência "Lara Reis e Graciete Batalha, dois ilustres leirienses em Macau", pela Dra. Celine Veiga de Oliveira e no dia 5 de Agosto, pelas 18h30, da conferência "Macau - Uma Revisitação Sentimental", pelo Dr. Guilherme Valente.

A última iniciativa decorrerá no dia 12 de Agosto, pelas 18h30, no edifício Banco de Portugal, com a conferência "Do misticismo à diversão popular: as sombras chinesas", proferida pela Prof.ª Doutora Ana Maria Amaro.

Leiria, 20 de Julho de 2010