Links rápidos

Charanga da GNR brilhou nas Comemorações do Centenário da República

19 Julho 2010

No passado Sábado, dia 17 de Julho, no âmbito das comemorações locais do Centenário da República, actuou a Charanga a Cavalo do Regimento de Cavalaria da Guarda Nacional Republicana, que percorreu as ruas da cidade de Leiria, demonstrando a sua excelência musical, aliada á arte de bem montar a cavalo.

Foi um espectáculo único ver a Charanga, com os seus cavalos cuidadosamente entrançados, aparelhados com arreios ornamentados, montados por cavaleiros impecavelmente fardados, num percurso entre o Largo da República e a Praça do Emigrante, com paragens junto ao Edifício Banco de Portugal, Avenida Heróis de Angola, Rua de S. Francisco e Largo 5 de Outubro.

No princípio deste percurso, o Professor Dr. Paiva de Carvalho, Governador Civil do Distrito de Leiria e Raul Castro, Presidente da Câmara Municipal de Leiria, ofereceram ao elemento mais graduado da charanga, 1º Sargento Simões, medalhas das duas Instituições.

Corria o ano de 1942 quando nasceu esta Charanga a Cavalo, única no mundo a executar nos três andamentos marchas militares e trechos de música ligeira, com participações em festivais e em paradas militares, destacando-se ainda a sua actuação no terceiro Domingo de cada mês, na Rendição Solene da Guarda ao Palácio Nacional de Belém.

Precedendo esta actuação teve lugar o terceiro Roteiro Republicano de Leiria, que teve início no Largo Cândido dos Reis, junto à Biblioteca Municipal, com as explicações sempre interessantes do Dr. Acácio Sousa, Director do Arquivo Distrital de Leiria e investigador. Este roteiro encenado contou com a participação dos actores Ana Caseiro (República), Carlos Bartolomeu (Zé Povinho), Fernando Oliveira (Correia Mateus), Lelo Costa (Maçom) e Pedro Marques (Inácio Veríssimo de Azevedo).

No final os participantes foram presenteados, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com uma excelente interpretação de Ana Rita Vieira e Sérgio Ventura (Saxofone Alto), músicos da SAMP, que interpretaram "Sonata em Ré" de Jean Marie Leclair, também conhecido por Jean Marie o Velho, adaptada para saxofone por Jean Marie Londeix.

Para uma informação mais completa sobre Comemorações do Centenário da República, na página da Câmara Municipal de Leiria, em www.cm-leiria.pt, foi criado um banner através do qual todos os interessados poderão aceder, à distância de um clique, a toda a informação relativa às iniciativas a decorrer até final do ano, tanto a nível local como nacional.

Leiria, 19 de Julho de 2010