Links rápidos

Visitas guiadas à Casa dos Pintores

14 Janeiro 2010
Visitas guiadas à Casa dos Pintores.

Nos dias 15 e 29 de Janeiro, às 15 e às 16 horas, a Casa dos Pintores – Oficina de Arqueologia, está aberta ao público em geral. As visitas são gratuitas e com a duração de 30 minutos/cada, podendo participar dez pessoas por visita.

À medida que se apresentam aos participantes as diferentes áreas de trabalho da Oficina de Arqueologia, a história do edifício vai sendo revelada, interligando-se as valências de cada espaço funcional, os resultados da intervenção de arqueologia e a reabilitação do conjunto edificado, através da explicitação dos materiais arqueológicos expostos nas vitrinas, dos elementos intervencionados e das características arquitectónicas do edifício.

A Casa dos Pintores, assim designada devido à grande quantidade de artistas que pintaram a sua fachada enquadrada pelo Castelo, é uma peça de arquitectura vernacular que se revela de especial importância no conjunto edificado do Centro Histórico de Leiria. O projecto de reabilitação da "Casa dos Pintores" teve como principal propósito converter o edifício, com o objectivo de acolher a Oficina de Arqueologia, através da qual se pretende desenvolver e potenciar a investigação dos sítios e materiais arqueológicos do Concelho de Leiria e proceder à sua salvaguarda, conservação e divulgação.

Informações e inscrições deverão ter lugar através do telef. 96 8686290, ou através do email  cpintores_arqueologia@cm-leiria.pt.

Leiria, 14 de Janeiro de 2010