Links rápidos

07 Janeiro 2010
Leiria recebeu Encontro Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras.

No passado dia 14 de Janeiro, Leiria recebeu o Encontro Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE), que contou com um conjunto de iniciativas distribuídas pelo Centro de Interpretação Ambiental de Leiria (junto ao Jardim de Santo Agostinho), Moinho do Papel, Museu da Imagem em Movimento, Castelo e Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho - Lapedo.

A Rede Portuguesa de Cidades Educadoras é composta pelas 38 cidades portuguesas associadas da AICE - Associação Internacional de Cidades Educadoras, de que Leiria é membro desde 14 de Setembro de 2006. Esta Rede tem como objectivo potenciar o trabalho desenvolvido a nível nacional nos domínios da partilha de experiências que resultem da implementação do conceito de cidade educadora, nos fóruns internacionais.

A cidade educadora surge como uma rede de espaços educativos, formais e informais, onde todos os habitantes e intervenientes na sua dinâmica assumem um compromisso com uma educação responsável e inclusiva.

Pelas 9h30 decorrerá no Centro de Interpretação Ambiental de Leiria (CIA) a sessão de abertura, que contará com a presença de Gonçalo Lopes, Vereador da Educação da Autarquia e de representantes da Comissão de Coordenação da RTPCE. Às 10h00 terá lugar a conferência "Educação, património e desenvolvimento local", por Sofia Pereira, técnica da Câmara Municipal de Leiria, que irá apresentar exemplos de boas práticas da intervenção educativa em Leiria, em especial novas propostas de acção educativa no âmbito da promoção do património cultural concelhio junto das escolas.

Após pausa para café no Moinho de Papel, os trabalhos retomam no CIA com a Comissão de Coordenação da RTPCE, que prestará informações diversas e o orçamento para 2010.

Para além da componente científica e da partilha de experiências, e considerando a preocupação do Executivo Municipal na promoção do património cultural e natural do Concelho, no âmbito deste Encontro estão previstas visitas a espaços museológicos, ao Castelo de Leiria e ao Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho - Lapedo.

Leiria, 7 de Janeiro de 2010