Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  
Links rápidos

Seminário e Concerto assinalam Centenário da República


 

Em Novembro a Comissão Local para as Comemorações do Centenário da República assinala esta data com o Seminário "A Primeira República em Leiria e na sua Região", a realizar no dia 6, a partir da 9h30, no auditório do edifício/sede do Instituto Politécnico de Leiria, e o Concerto Comemorativo do Centenário a ter lugar, dia 7, pelas 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva.

No âmbito do Seminário " A Primeira República em Leiria e na sua Região", J.M. Amado Mendes procederá à Conferência de Abertura com o tema "História Empresarial e História Local: o caso da Marinha Grande". "Vida Económica" será o tema apresentado por António Valério Nuno que se debruçará sobre "A imagem económica do Distrito de Leiria ao termo da Monarquia Constitucional", e Alda Mourão, que falará sobre "O empresariado leiriense na transição para a República", seguindo-se um debate.

"Personalidades" será outro dos assuntos a abordar por Heloísa Paulo que recordará "Lúcio Tomé Feteira e os exilados republicanos", seguindo-se Fernando Magalhães que falará sobre "Tito de Sousa Larcher: da República à fundação de um museu para o povo leiriense" e, Ricardo Charters d’ Azevedo, com o tema "Algumas nótulas bibliográficas sobre iconografia e personalidades da primeira República em Leiria".

O terceiro momento alto deste seminário será o "Jornalismo e Redes da Sociabilidade", com apresentações de Isabel Xavier "da Monarquia à República: Associativismo e Imprensa nas Caldas da Rainha", Acácio de Sousa apresentará "Leiria e a Imprensa na Primeira República" e por fim Carlos Fernandes com "A Imprensa Periódica no Distrito de Leiria durante a I República".

Seguir-se-á novo debate e a Conferência de encerramento será apresentada por João Bonifácio Serra com o tema "A Constituição e o regime republicano. O Presidente da República".

O Concerto Comemorativo do Centenário da República, abrirá as portas do Teatro José Lúcio da Silva a todos os que quiserem assistir a este espectáculo único e simbólico.

Os Coros de Leiria a actuar em simultâneo com a Filarmonia das Beiras levarão ao palco mais de três centenas de músicos e coralistas que, numa simbiose inédita, vão prestar homenagem a grandes compositores nacionais.

Na primeira parte deste espectáculo será interpretado um Te Deum da autoria de Inácio Aires de Azevedo, o mais distinto compositor e músico amador de Leiria da centúria de oitocentos, ourives de profissão. Figura com uma forte intervenção social, Aires de Azevedo foi, em 1882, Presidente do Município de Leiria e a 7 de Outubro de 1910, o seu filho, Inácio Veríssimo de Azevedo, fervoroso entusiasta do movimento republicano, foi o primeiro Presidente da Comissão Municipal Republicana do nosso Concelho.

O Concerto Comemorativo do Centenário a da República destina-se a um público de maiores de 3 anos, a entrada é livre e apenas limitada à lotação da sala. Para mais informações poderá ser contactada a bilheteira do Teatro José Lúcio da Silva, entre as 17h30 e as 22 horas, através do telefone 244 823 600.

Leiria, 28 de Outubro de 2010

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete