Links rápidos

Leiria associa-se ao Dia Mundial da Diabetes

Leiria será uma das cidades do mundo que pelo segundo ano consecutivo vai assinalar o Dia Mundial da Diabetes, que se comemora no próximo dia 14 de Novembro, tendo aderido à campanha da Federação Internacional da Diabetes (IDF), através da iluminação de cor azul do Castelo de Leiria e do Teatro José Lúcio da Silva, durante a noite de 14 para 15 de Novembro.

Dia oficial das Nações Unidas, o Dia Mundial da Diabetes é representado por um círculo azul, símbolo global da diabetes. O azul representa ainda o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que significa a união entre os países.
Através desta campanha de sensibilização global, o Planeta torna-se azul, trazendo esperança a mais de 300 milhões de pessoas que em todo o mundo vivem com o flagelo da diabetes.

O Dia Mundial da Diabetes é comemorado desde 1991, quando foi criado pela Federação Internacional da Diabetes e pela Organização Mundial de Saúde, sendo comemorado todos os anos a 14 de Novembro, uma data escolhida para assinalar o aniversário de Frederick Banting, a quem é creditada a descoberta da insulina.

Esta campanha pretende ainda, estabelecer o acesso à educação da diabetes como um direito de todas as pessoas com esta doença, promovendo uma maior consciência dos factores de risco e dos sinais de aviso, além de incentivar uma melhor prática de partilha na prevenção da doença.

Para ver as actividades que acontecem por todo o mundo os interessados poderão consultar www.worlddiabetesday.org.

Leiria, 4 de Novembro de 2010