Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Links rápidos

Assinatura de Acordo de Cooperação e Amizade entre Leiria e Quint-Fonsegrives


 

Será assinado, no dia 15 de Novembro, pelas 12 horas, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, um Acordo de Cooperação e Amizade entre as cidades de Leiria e Quint-Fonsegrives, deslocando-se expressamente a esta cidade para participar na cerimónia uma delegação daquele município francês, liderada pelo "maire" Bernard Soléra.

O relacionamento do município de Quint Fonsegrives com Leiria é resultante do facto de o Clube de Andebol "Juvelis" ter participado em diversos torneios daquela modalidade, ao nível das camadas jovens, com equipas daquela municipalidade francesa.

O empenhamento do consulado de Toulouse, levou a que além da componente desportiva outras se lhe associassem, tendo convidado esta Câmara a fazer a apresentação da cidade e da sua região aquando da realização das festas da cidade de Quint-Fonsegrives, o que aconteceu em Junho de 2009, com a presença de uma delegação de Leiria que contou com o apoio do Turismo Leiria-Fátima. Esta apresentação contou com uma exposição fotográfica alusiva a Leiria e sua região, uma exposição de pintura da autoria de um leiriense, um torneio de Andebol na categoria de juvenis, uma mostra/venda, no mercado municipal, de  produtos regionais, como a louça da Bajouca, a actuação de um grupo tradicional de música popular portuguesa, a degustação de produtos alimentares regionais, designadamente enchidos, incluindo nestes a tradicional morcela de arroz, queijos, doces e vinhos regionais e ainda a apresentação, por "sistema multimédia vídeo" de imagens da cidade de Leiria e da sua região.

Membro do denominado Grand Toulouse (comunidade urbana de 650.000 habitantes) no sudoeste da França, no Haute-Garonne, com um território em plena expansão económica e um património cultural notável, Quint-Fonsegrives tem na sua área geográfica vários pólos industriais e universitários, havendo a considerar que a área urbana é hoje um pólo tecnológico europeu que reúne várias indústrias de alta tecnologia, em matéria de informática e espacial, bem como vários institutos de investigação científica.

A aglomeração de Toulouse é o primeiro pólo francês da indústria aeronáutica e espacial, constituindo, com os seus 11.000 investigadores, um dois pólos mais modernos de investigação e desenvolvimento do espaço económico francês.

Sendo a quarta cidade de França, Toulouse afirma-se ainda como um dos maiores pólos universitário, comercial e industrial do Sul de França. De destacar, também, o facto de a aglomeração de Toulouse ser a sexta de França, concentrando um quarto da população da Região Midi Pirinéus.

Com 100.000 estudantes na sua cidade universitária, a terceira de França, o centro é dotado de equipamentos culturais de grande prestígio, aliados a um património cultural notável de que se destacam inúmeros monumentos de estilos diversificados.

A nível cultural e educativo a presença duma importante comunidade portuguesa neste aglomerado de Toulouse é de aproximadamente 60 mil pessoas e 24 associações portuguesas, contando estes, a nível  local, com o apoio da Vice-Cônsul de Portugal em Toulouse, que não tem regateado esforços para que as raízes de Portugal naquela região francesa sejam cada vez mais fortes, numa abrangência de tal forma importante que levou à criação da ADEPBA – Associação para o Desenvolvimento dos Estudos Portugueses, Brasileiros, Africanos e Asiáticos lusófonos, actualmente dirigida por Christophe Gonzalez, professor na Universidade de Toulouse, que através de um trabalho invulgar muito tem igualmente contribuído para o desenvolvimento do ensino da língua portuguesa e para um conhecimento mais profundo dos países lusófonos.

Situada às portas de Toulouse, a cidade de Quint-Fonsegrives beneficia duma situação geográfica ideal, proporcionando aos seus habitantes uma elevada qualidade de vida, com respeito pelas tradições rurais e o dinamismo do seu sector económico, composto por mais de duas centenas de empresas, oferecendo grandes possibilidades em matéria de intercâmbios culturais e desportivos, já que dispõe de equipamentos municipais de grande qualidade e desenvolve serviços para todas as idades.

Com uma vida associativa dinâmica, a cidade de Quint-Fonsegrives é dotada de forte experiência em matéria de intercâmbios desportivos, tendo o seu clube mais representativo na modalidade de andebol já participado num torneio de andebol em Portugal organizado pela Juventude Desportiva do Lis.

Criado em 2002 o projecto de intercâmbio desportivo entre os jovens andebolistas franceses e portugueses, que já na altura contou com o apoio da Vice-Cônsul de Portugal em Toulouse, de imediato surgiu vontade de oficializar um projecto que conduzisse a um estreitamento de relações entre as duas cidades para assim serem facilitados os intercâmbios entre os jovens andebolistas.

Foi então intensa a busca para encontrar uma cidade com um clube de andebol com o mesmo perfil que o HBCQF, tendo, mais tarde, a escolha recaído na Juventude Desportiva do Lis, Clube de Andebol e Centro de Formação, que dispõe de diversas categorias de jogadores de várias faixas etárias e ambos os sexos, que organiza todos os anos um Torneio Internacional.

E assim, com a participação da equipa de Quint-Fonsegrives nos Torneios da Juventude Desportiva do Lis, se iniciou o contacto entre os dois municípios, que culminaria com a visita da Vice-Cônsul, Dra. Noélia Pacheco, a Leiria, em Fevereiro do ano transacto, com vista ao desenvolvimento de acções de intercâmbio noutras áreas, que pudessem, eventualmente, levar posteriormente ao estabelecimento de um Acordo de Cooperação e Amizade e que culmina com a sua assinatura no próximo dia 15 de Novembro, como no início se refere.

Leiria, 9 de Novembro de 2010

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
image title