Links rápidos

Raul Castro recebeu grupo de trabalho do Programa Comenius

O Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, recebeu hoje, pelas 14h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Grupo de Trabalho do Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus, no âmbito do Programa "Comenius".

Na presença de representantes de países como a Austria, Bélgica, Bulgária, Grécia, Itália, Polónia e Portugal, Raul Castro deu as boas vindas a todos, agradecendo a sua presença em Leiria, no âmbito do trabalho a desenvolver ao abrigo deste programa, representado pelo Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus.

Desejando uma boa estada aos visitantes estrangeiros, o Autarca entregou a cada um, uma pequena lembrança do Município, para que recordem Leiria.

António Oliveira, Director do Agrupamento de Escolas Correia Mateus, agradeceu a disponibilidade do Presidente da Autarquia para receber este Grupo de Trabalho, frisando que a forma como o Executivo Municipal abraça as causas e dá apoio às iniciativas desenvolvidas no Concelho, permite que as mesmas se concretizem com sucesso, referindo ainda que a Autarquia pode também contar com a disponibilidade do Agrupamento de Escolas Correia Mateus.

O programa Comenius diz respeito ao ensino pré-escolar e escolar até ao final do ensino secundário, bem como aos estabelecimentos e organizações que oferecem esse ensino.

Tem como objectivos sensibilizar os jovens e o pessoal docente para a diversidade das culturas europeias, ajudando os jovens a adquirir as aptidões e competências vitais de base, necessárias para o seu desenvolvimento pessoal, para a sua futura vida profissional e para uma cidadania activa.

Este programa, visa ainda melhorar a mobilidade, especialmente em termos qualitativos e quantitativos; melhorar as parcerias entre escolas dos Estados-Membros, de modo a fazer participar três milhões de alunos durante o período de vigência do programa.; incentivar a aprendizagem de línguas estrangeiras; desenvolver conteúdos, serviços, pedagogias e práticas inovadores, baseados nas TIC; reforçar a qualidade e a dimensão europeia da formação de professores e, apoiar a melhoria dos métodos pedagógicos e da gestão das escolas.

Leiria, 10 de Novembro de 2010