Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  
Links rápidos

Agromuseu Municipal Dona Julinha promove confecção tradicional do pão

18 Janeiro 2010
Agromuseu Municipal Dona Julinha promove confecção tradicional do pão.

O Agromuseu Municipal Dona Julinha, na freguesia de Ortigosa, realiza nos próximos dias 19, 21 e 26 de Janeiro uma das suas oficinas anuais, intitulada "Pão Nosso". O objectivo principal desta oficina é valorizar o papel do trigo e do milho na alimentação humana. Além do estabelecimento de um diálogo introdutório para evidenciar a trajectória destes cereais desde a semente lançada á terra até chegar às nossas mesas, os participantes serão convidados a participar activamente em todo o processo de confecção do pão e da broa de forma tradicional.

Nesta primeira acção participarão os alunos da Escola Básica do 1.º Ciclo de Ortigosa, acompanhados pelas respectivas professoras, que irão confeccionar broa de milho. No período da manhã, por volta das 11h00, as crianças estarão envolvidas na preparação da massa. Segue-se a pausa necessária para deixar a massa levedar, aproveitando-se para aquecer previamente o forno. No período da tarde, a partir das 14h00, tende-se a massa para formar as broas e por último colocam-se no forno para cozer.

A oficina pedagógica " Pão Nosso" funciona todo o ano, às terças e quintas- feiras, das 14h00 às 17h00, mediante marcação prévia, com o mínimo de duas semanas de antecedência, através do telefone 244 614 635 ou para o e-mail
agromuseu@cm-leiria.pt.

O Agromuseu Municipal D. Julinha integra a rede de museus do município de Leiria, que é composta pela Torre de Menagem do Castelo de Leiria, Museu da Imagem em Movimento- mIiImo, Moinho do Papel e Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar-Velho- Lapedo.

Leiria, 18 de Janeiro de 2010

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete