Links rápidos

Leiria e e Quint-Fonsegrives assinaram Acordo

Foi assinado ontem, dia 15 de Novembro, pelas 12 horas, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, o Acordo de Cooperação e Amizade entre as cidades de Leiria e Quint-Fonsegrives, que contou com a presença de uma delegação daquele município francês, liderada pelo "maire" Bernard Soléra.

Em representação do Município de Leiria estiveram presentes Raul Castro, Presidente da Câmara Municipal de Leiria e os Vereadores Gonçalo Lopes, Lurdes Machado, Blandina Oliveira, António Martinho e Isabel Gonçalves.

Raul Castro saudou a delegação francesa, agradecendo a presença de todos e começou por relembrar que este Acordo de Cooperação e Amizade foi uma ideia que surgiu já em 2009 e cujo elemento despoletador foi o facto de o Clube de Andebol "Juvelis" ter participado em diversos torneios daquela modalidade, ao nível das camadas jovens, com equipas daquela municipalidade francesa.

Para o Autarca, este acordo agora assinado será muito importante para o desenvolvimento das relações de intercâmbio entre os dois municípios, desejando a todos os presentes uma agradável estada em Leiria.

Bernard Soléra, surpreendeu todos os presentes, ao ler o seu discurso em português. Agradecendo a forma calorosa como a delegação francesa foi recebida, mostrou-se feliz por este acordo ser assinado entre dois municípios europeus que partilham os mesmos valores.

Seguiu-se uma troca de recordações entre os dois autarcas  e um almoço comemorativo desta iniciativa após o qual, a delegação francesa continuou a visita que havia iniciado durante a manhã pela Cidade de Leiria.

Membro do denominado Grand Toulouse (comunidade urbana de 650.000 habitantes) no sudoeste da França, no Haute-Garonne, com um território em plena expansão económica e um património cultural notável, Quint-Fonsegrives tem na sua área geográfica vários pólos industriais e universitários, havendo a considerar que a área urbana é hoje um pólo tecnológico europeu que reúne várias indústrias de alta tecnologia, em matéria de informática e espacial, bem como vários institutos de investigação científica.

Quint-Fonsegrives beneficia duma situação geográfica ideal, proporcionando aos seus habitantes uma elevada qualidade de vida, com respeito pelas tradições rurais e o dinamismo do seu sector económico, composto por mais de duas centenas de empresas, oferecendo grandes possibilidades em matéria de intercâmbios culturais e desportivos, já que dispõe de equipamentos municipais de grande qualidade e desenvolve serviços para todas as idades.

Leiria, 16 de Novembro de 2010