Links rápidos

Câmara assinalou Dia da Floresta Autóctone

Comemorou-se ontem, dia 23 de Novembro, o Dia da Floresta Autóctone, assinalado pela Câmara Municipal de Leiria através da distribuição pelos diversos estabelecimentos de ensino de "Carvalhos – Quercus Robur".

Entre as diversas iniciativas que decorreram ao longo do dia, teve lugar, de manhã, Junto à Igreja da Nossa Senhora da Encarnação, a plantação de uma árvore pelos alunos da EB1 Amarela. À tarde, com a presença de Gonçalo Lopes, Vereador da Educação, Cultura e Juventude, os alunos do Jardim de Infância de Barreira, plantaram uma árvore junto à extensão do Centro de Saúde daquela Freguesia.

Com a plantação destas árvores nos recintos das escolas, ou em alternativa, num espaço público perto destes recintos, a Autarquia teve como objectivo colaborar com os professores e educadores na sensibilização dos alunos para a temática da reflorestação, com o devido enquadramento em contexto pedagógico.

Estas iniciativas reforçam o interesse dos mais novos para a temática do Ambiente, alertando-os para os diversos factores de destruição a que as espécies florestais portuguesas têm sido sujeitas, nomeadamente a destruição através do fogo e por estratégias incorrectas de ocupação do solo.

Para reforçar a iniciativa, foi igualmente distribuído um "Guia de Plantação", bem como informação sobre a espécie a ser plantada, nomeadamente, origem, distribuição, características, condições ambientais e utilizações da madeira.

Leiria, 23 de Novembro de 2010