Links rápidos

Aldeia de Natal em Leiria até dia 23 de Dezembro

No passado sábado, dia 4 de Dezembro, teve lugar a inauguração da Aldeia de Natal, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Leiria, dos Vereadores Gonçalo Lopes, Lurdes Machado e Blandina Oliveira, Governador Civil do Distrito de Leiria entre os convidados para a ocasião.

Apesar do mau tempo a Aldeia de Natal aqueceu a tarde de todos os que a visitaram e relembraram a magia da época natalícia. No edifício do Banco de Portugal, onde se encontra instalada a "Fábrica do Pai Natal", os convidados foram recebidos pelo Pai Natal, com o qual tiraram algumas fotos e de seguida visitaram os diversos espaços temáticos que este ano irão receber os mais pequeninos e as suas famílias até ao próximo dia 23 de Dezembro.

A visita prosseguiu com o Recreio dos Duendes onde está instalada a oficina das Invenções e Criações e com um périplo pela "Praça dos Reis Magos", no Jardim Luís de Camões, onde visitaram o Espaço da Solidariedade. A inauguração da Aldeia de Natal terminou com o espectáculo de circo "Belle Époque", um momento de muita diversão para os presentes.

A Aldeia de Natal é uma iniciativa de cariz social, cultural e pedagógico, fortemente enraizada na programação local, caracteriza-se como um espaço dedicado aos mais jovens e às suas famílias.

Durante cerca de três semanas, a Festa do Natal estará em Leiria, com este espaço onde a magia alusiva à época natalícia apelará ao imaginário dos mais novos, através da oferta às crianças e às suas famílias de uma "viagem a um mundo de fantasia", repleto de espectáculos, oficinas temáticas e muita animação, além da imprescindível presença do Pai Natal.

Fomentando a interacção entre crianças e entre estas e os seus familiares, a Aldeia de Natal destina-se à população em geral e também a grupos organizados ao nível dos estabelecimentos de ensino e instituições de solidariedade e tempos livres, tendo ainda uma participação especial da Pediatria do Hospital de Santo André.

Em 2010, e no contexto de contenção de despesa que vivemos actualmente, a Aldeia de Natal irá custar menos de metade que em 2009, ano em orçou os 84.689 euros. Mesmo assim, e fruto da imaginação e empenho de todos os que trabalham para que a Aldeia de Natal seja o ex-libris do Natal em Leiria, a Autarquia irá ao encontro do desejo daqueles que aguardam esta iniciativa com entusiasmo e expectativa.

A Aldeia de Natal recebe anualmente milhares de pessoas, contando manter este ano o número de visitantes da edição anterior. As crianças e os seus familiares, poderão passear pela Fábrica do Pai Natal que terá lugar no Edifício do Banco de Portugal, pela Praça dos Reis Magos, onde aos feriados e fins-de-semana, pelas 16 horas, terá lugar a apresentação do Circo Belle Époque (entrada gratuita) e Espaço da Solidariedade, no Jardim Luís de Camões, passando pelo Recreio dos Duendes e pela Oficina de Invenções e Criações, no Largo 5 de Outubro (em frente ao Edifício do Banco de Portugal).

Leiria, 7 de Dezembro de 2010