Links rápidos

Câmara implementa Gabinete de Apoio às Refeições Escolares

25 Janeiro 2010
Câmara implementa Gabinete de Apoio às Refeições Escolares.

No âmbito do Programa "Intervenções Educativas", a Câmara Municipal de Leiria está a proceder à implementação de um Gabinete de Apoio às Refeições Escolares (GARE), com o objectivo de assegurar a qualidade alimentar das refeições fornecidas e promover uma oferta alimentar pautada pelo equilíbrio nutricional, fomentando assim o crescimento harmonioso e saudável das crianças.

Face ao perfil e objectivos definidos para o GARE, está a ser criada uma equipa multidisciplinar constituída por funcionários da Autarquia, nomeadamente da Divisão de Acção Educativa Municipal e da Divisão de Planeamento e Gestão de Equipamentos Educativos, que, periodicamente, e sem aviso prévio, se deslocará aos refeitórios escolares com o intuito de aferir as condições de funcionamento dos mesmos.

Competirá ainda ao GARE auditar o funcionamento do programa de fornecimento de refeições ao nível de recursos humanos afectos ao programa, número de alunos abrangidos, comparticipação familiar, actividades complementares e análise de documentação subjacente ao programa de refeições (ex: comprovativos de despesas – recursos humanos, transporte de refeições, entre outros).

A par das preocupações com a segurança alimentar das refeições escolares fornecidas, surge a necessidade de promover uma oferta alimentar pautada pelo equilíbrio nutricional, verificação dos equipamentos/utensílios adstritos aos refeitórios, criação de programas de apoio à promoção da saúde alimentar e áreas conexas.

Numa fase do crescimento em que a alimentação se reveste de extrema importância no desenvolvimento físico, cognitivo e psíquico das crianças, em idade pré-escolar/escolar, o GARE estará igualmente desperto para a relevância da supervisão e validação de escolhas de ementas proporcionadas por todos os parceiros educativos intervenientes neste processo, tendo sempre como fio condutor a importância do equilíbrio nutricional das refeições fornecidas nas escolas e nas quais deverão ter especial relevo a sopa, o peixe, os legumes e a fruta.

A Câmara Municipal de Leiria, disponibiliza em 2010 para os programas de refeições do primeiro ciclo, 1.590.000,00 euros, sendo servidas, em média, 4413 refeições por dia. Como componente de apoio à família ao nível do ensino pré-escolar, onde são servidas, em média, 1756 refeições por dia, a Autarquia disponibiliza 1.390.000,00 euros.

Leiria, 25 de Janeiro de 2010