Links rápidos

Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira com horário alargado

25 Janeiro 2010

Gonçalo Lopes, Vereador da Cultura e Educação da Câmara Municipal de Leiria, apresentou hoje, dia 25 de Janeiro, à comunicação social, o novo horário de funcionamento da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Viera, que entra em vigor no próximo dia 1 de Fevereiro e que colocará este espaço no grupo dos três melhores horários de bibliotecas municipais, das capitais de distrito.

A biblioteca passará a estar aberta ao público à segunda-feira, entre as 14 e as 20 horas, de terça a sexta-feira, entre as 10 e as 20 horas e ao sábado, entre as 10h30 e as 18 horas, encerrando ao sábado entre 15 de Junho e 15 de Setembro. Actualmente a biblioteca abre à segunda-feira, às 13 horas e encerra às17h45, de terça a sexta-feira abre às 10 horas e encerra às 17h45 e ao sábado abre às 15 horas e encerra às 18h30.

Conforme explicou o Vereador Gonçalo Lopes, este novo horário "abrirá uma janela de oportunidades em termos de captação de públicos". Para o autarca, atrair novos públicos é o maior desafio desta alteração, pretendendo-se captar cada vez mais o público jovem, utilizadores de portáteis e aqueles cujo horário laboral só lhes permite usufruir dos serviços da biblioteca a partir das 18 horas. Também para os funcionários da biblioteca que irão trabalhar em horários desfasados, em sistema de rotação, esta é uma nova oportunidade que lhes permite um conhecimento mais abrangente das necessidades dos diversos públicos da biblioteca.

Na divulgação do novo horário da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira serão utilizados meios como a Leiriagenda, um marcador de livros e um cartaz.

Durante este ano, serão ainda implementadas diversas novidades, tais como uma caixa de sugestões com um formulário específico, que tem como objectivo avaliar a satisfação dos utentes da biblioteca, além do e-mail: sugestoes.biblioteca@cm-leiria.pt que servirá o mesmo propósito.

O pagamento do serviço de cópias da biblioteca irá também ser alterado. Actualmente é solicitada a fotocópia, dada a autorização e em caso da resposta ser positiva, telefona-se para a pessoa que solicitou as fotocópias a comunicar a resposta. As alterações a efectuar implicam que a fotocópia de um livro de utilização normal possa ser feita e paga na hora, enquanto as fotocópias de um livro de arquivo ou reservado, serão feitas através de um pedido inicial e a autorização comunicada através de telefonema.

A utilização de portáteis será promovida, uma vez que 30 lugares na biblioteca passarão a estar preparados com tomadas para que o público possa trabalhar com os respectivos portáteis.

A Câmara Municipal de Leiria está ainda a trabalhar no sentido de disponibilizar uma caixa de recolha de livros durante 24 horas por dia, criar melhores condições para pessoas com mobilidade reduzida e implementar a Biblioteca em Braille e Audio-livros.

Relativamente à remodelação do espaço, pretende-se decorar o bar da biblioteca com um mobiliário moderno e atractivo, com música ambiente, disponibilizando diversos jornais e revistas, criando-se assim um ambiente agradável e descontraído para os mais jovens, bem como para todos aqueles que quiserem fazer uma pausa enquanto estão na biblioteca. O espaço em que é apresentado às crianças a "hora do conto", será também decorado com cenários ilustrativos.

A Autarquia pretende ainda promover um concurso de artes plásticas (pintura, fotografia, gravura e ilustração), para as escolas secundárias do concelho. Os melhores trabalhos serão expostos nas paredes da biblioteca.

Actividades como a iniciativa "Ouvir para ler", no âmbito da qual, um escritor virá uma vez por mês à biblioteca falar da sua obra, e "Uma tarde de sábado na biblioteca", organizada pelos serviços educativos e destinada às crianças, farão parte das novidades da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira em 2010.

Leiria, 26 de Janeiro de 2010