Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  
Links rápidos

Presidente e Vereadoras plantam árvores no Dia Mundial da Floresta



O Dia Mundial da Floresta será assinalado na segunda-feira, dia 21, no Centro de Interpretação Ambiental (CIA), com a presença de Raul Castro, Presidente da Câmara Municipal de Leiria e das Vereadoras Lurdes Machado, responsável pelos Espaços Verdes, e Isabel Gonçalves, responsável pelo Ambiente. As iniciativas programadas dirigem-se aos alunos do 1º Ciclo e terão lugar entre as 9h30 e as 12 horas.

Após a plantação de árvores pelo Presidente e pelas vereadoras, terão inicio os ateliês infantis. "Por baixo da floresta….existe um mundo" é o nome da primeira actividade, através da qual todos podem aprender, um pouco mais, sobre a biodiversidade que existe na manta morta das florestas, através da observação directa.

Através do recurso a materiais reutilizados, todos os participantes irão construir a sua árvore autóctone, na iniciativa "Constrói a tua árvore".

O "Mural da floresta" desafia a recortar e pintar variados elementos da biodiversidade (animais, fungos, árvores…) da floresta, decorando de seguida um mural. No entanto, têm que ter muita atenção, porque….existem animais que não vivem na floresta!

O "Jogo da cadeia alimentar da floresta" terá lugar no Jardim de Santo Agostinho. Embrenhados num silêncio absoluto, os participantes terão que ordenar a sua cadeia alimentar. Com "Quem é de qual?", as crianças irão aprender a distinguir os frutos, folhas e flores de diferentes árvores de uma forma lúdica e didáctica.

A manhã prosseguirá com grande animação através do jogo "região solidária", um jogo da glória, de grandes dimensões, sobre o património e ambiente dos Municípios da ADAE. O "Jogo da floresta", "Que idade tens, árvore?", "Riscos e rabiscos" e "Construção de brinquedos em madeira" serão também iniciativas com as quais todos os participantes poderão divertir-se e aprender um pouco mais acerca da floresta.

Em simultâneo, estará patente no Centro de Interpretação Ambiental, uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 1 CEB do concelho de Leiria, intitulada "As florestas não são só árvores".

Leiria, 17 de Março de 2011

 

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete