Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  
Links rápidos

Dia Mundial da água comemora-se terça-feira


O Dia Mundial da Água comemora-se amanhã, dia 22 de Março. No Centro de Interpretação Ambiental de Leiria (CIA), no Jardim de Santo Agostinho a partir das 9h30, os alunos do 1º CEB irão desenvolver diversas actividades relacionadas com este dia.

Abertas a um número máximo de 75 alunos, estas actividades irão dar a conhecer aos participantes o "Ciclo da água", através de uma história em que todos são convidados a elaborar o ciclo deste imprescindível bem, seguindo-se o "Jogo da Glória Solidário", um jogo de grandes dimensões sobre o património e ambiente dos Municípios da ADAE.

Das comemorações do Dia Mundial da Água farão ainda parte iniciativas, como "Mini-Cientistas da Água", que consta da realização de experiências laboratoriais simples sobre a temática da água e o "Jogo da Bola de Sabão" em que os participantes preparam uma "mistura mágica" de sabão, havendo, de seguida, uma perfeita largada de bolas de sabão no jardim pedagógico do Moinho do Papel (margem esquerda do Rio Lis). Esta iniciativa será fotografada e a foto do grupo será impressa e levada como recordação, para casa, numa moldura de papel.

O tratamento das águas residuais será, também, um tema de destaque nos diversos jogos em que os alunos do 1º CEB vão participar.

Nas "Mesas Pedagógicas" todas as actividades serão desenvolvidas de uma forma participada e divertida. As crianças terão acesso a diferentes experiências, em actividades de 25 minutos cada, que abordarão os temas: "A Água – o nosso recurso mais valioso", que irá salientar a importância da água na nossa vida e o problema da sua poluição, "A Água – Para onde vai e de onde vem?", que tem como objectivo mostrar o ciclo da água e os seus diferentes estados físicos; "A atmosfera – um escudo protector", que vai mostrar o papel da atmosfera na protecção da Terra e os perigos do seu desequilíbrio, e "O Efeito de Estufa – Causas e consequências".

A partir das 14h30, terá lugar uma saída para o Rio Lis, na qual, um número máximo de 25 alunos, poderão participar na observação dos vários aspectos da fauna e da flora ribeirinhas.

Leiria, 17 de Março de 2011

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete