Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Links rápidos

Espaços museológicos de Leiria assinalam Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Castelo 1 670 999
15 Abril 2019

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, 18 de abril, vai ser assinalado nos espaços museológicos do Município de Leiria com atividades especiais e entradas gratuitas para os visitantes.

Nesta data, será possível visitar gratuitamente o Castelo, Moinho do Papel, m|i|mo – museu da imagem em movimento e Museu de Leiria.

No Castelo de Leiria, das 10:00 às 12:30 e das 15:00 às16:00, haverá oficinas pedagógicas e visitas guiadas temáticas, com os temas "O Scriptorium do Castelo" e "O Castelo de Leiria e os Campos do Lis”, respetivamente.

A oficina pedagógica tem o objetivo de dar a conhecer a história do Castelo, símbolos e vivências do seu quotidiano, através da reprodução de brasões medievais, com destaque para os brasões do tempo de D. Dinis, o "Rei Lavrador", que se encontram gravados na lápide à entrada da Torre de Menagem.

Na visita orientada temática é destacado o papel do Castelo de Leiria enquanto potenciador de desenvolvimento local desde os séculos XII, com particular enfoque para a transformação da paisagem rural do território envolvente, designadamente dos "Campos do Lis" ou "Terras de Ulmar".

O público-alvo são crianças a partir dos 6 anos (oficina pedagógica) e público em geral (visita guiada), estando as atividades limitadas a 50 participantes (inscrições e informações castelo@cm-leiria.pt - 244 839 670).

No Museu de Leiria, está prevista uma visita guiada, às 14:30, à Igreja e Convento de Santo Agostinho com o tema “Da Igreja ao Convento de Santo Agostinho”, destinada ao público em geral, por ordem de chegada, até ao limite máximo de 30 pessoas (inscrições e informações museudeleiria@cm-leiria.pt - telefone: 244 839 677).

No mesmo espaço realizam-se duas oficinas pedagógica, às 10:00 e 11:00, com o tema "O Rebelde do Lapedo", destinadas aos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo, com um máximo de 30 pessoas (inscrições: museudeleiria@cm-leiria.pt - telefone 244 839 677).

Às 18:00 tem início o Roteiro da Judiaria de Leiria, orientado por Vânia Carvalho e Sara Marques da Cruz, com ponto de encontro no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria – Igreja da Misericórdia.

A Judiaria de Leiria, espaço urbano que durante a Idade Média acolheu a comunidade hebraica da cidade, apresenta ainda hoje um conjunto de particularidades que importa conhecer e divulgar, quer como património histórico e artístico, quer como memória valorativa da nossa ancestralidade cultural.

Os contributos da comunidade judaica nos vários aspetos da vida económica, social e cultural, perduraram na assimilação sócio religiosa, como cristãos-novos, em relatos que a história recolhe e que uma visão atual deve conhecer e valorizar.

Destinado ao público em geral, este roteiro prevê um máximo de 50 participantes (inscrições e informações e-mail: cdil@cm-leiria.pt - telefone: 244 839 628).

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
image title