Links rápidos

Leiria lança guia para combater desperdício alimentar

Book urban reduz 1 670 999
22 Abril 2019

O Município de Leiria lançou um guia para a redução do desperdício alimentar, uma iniciativa resultando do projeto europeu UrbanWins, que tem na cidade do Lis a única participante nacional, um documento com orientações muitos úteis não apenas para profissionais mas também para o cidadão comum, pois apresenta um capítulo destinado ao setor residencial, outro ao catering, restaurantes e bares e um terceiro para cantinas e bares escolares.

O Guia para o Desperdício Alimentar tem por objetivo ajudar o setor do catering, restauração e bares a contribuir eficazmente para reduzir o problema do desperdício alimentar.

Recorde-se que o projeto europeu UrbanWins pretende desenvolver e testar métodos para a conceção e implementação de planos estratégicos eco-inovadores para a prevenção de resíduos.

Financiado pelo programa europeu Horizonte 2020, está a ser implementado desde Junho de 2016 por oito municípios, entre os quais Leiria, e 19 instituições de investigação em seis países europeus, coordenados pela Municipalidade de Cremona, Itália.

O projeto UrbanWINS tem o ambicioso objetivo de operacionalizar conceitos que, embora muito promissores, são até agora mais teóricos do que práticos: metabolismo urbano, economia circular, e investigação participativa.

Para os tornar mais concretos e praticáveis, o projeto apoia-se em dois pilares principais: por um lado, a construção de um modelo que permita quantificar e analisar o metabolismo urbano das oito cidades piloto, e, por outro lado, a participação ativa de todos os atores envolvidos na produção e gestão de resíduos, e nas respetivas ações de redução e prevenção - desde o cidadão comum, até às empresas, às entidades militares e académicas, os municípios, as entidades gestoras de resíduos e os decisores políticos a nível nacional.

Consulte aqui o guia: Guia para a redução do desperdício alimentar