Links rápidos

Simulacro "Aldeia Segura, Pessoas Seguras" dia 27 de abril

Dsc 4345 1 670 999
22 Abril 2019

No âmbito do programa "Aldeia Segura, Pessoas Seguras", o Serviço Municipal de Proteção Civil, em conjunto com a JF Arrabal, irá realizar um simulacro no próximo dia 27 de Abril (sábado), pelas 09:45, na freguesia de Arrabal, envolvendo os aglomerados populacionais de Lagoa/Lagoínha e Arrabal.

Este exercício envolverá os Agentes de Proteção Civil do concelho e demais entidades, nomeadamente os quatro corpos de bombeiros, GNR, Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Leiria, Segurança Social e RA4.

Terá ainda a participação da ANEPC - CDOS Leiria e PSP, bem como os elementos designados pela JF Arrabal como "Oficial de Segurança Local".

O presente exercício tem como objetivo primordial a otimização dos procedimentos, pretendendo testar a organização interna e capacidade de resposta a emergências deste género, servindo este tipo de exercício para corrigir erros e identificar eventuais necessidades de melhoria face aos riscos existentes, assim como para validar operacionalmente os procedimentos e planos de evacuação implementados, através da articulação entre os diversos Agentes deProteção Civil do concelho de Leiria, a freguesia do Arrabal e a população local.

Pretende-se ainda, e de uma forma mais concreta, sinalizar e identificar situações de risco vulnerável; sensibilizar a população local para ações de mitigação do risco de incêndio florestal e respetivas medidas de autoproteção; o envolvimento dos “Oficiais de Segurança Local” no desempenho das suas funções e cooperação com os APC’s e ainda, testar os procedimentos de concentração e evacuação das populações locais.