Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Links rápidos

Município apresenta Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas em seminário

Cilma 1 670 999
02 Maio 2019

O Município de Leiria promove, dia 10 de maio, a partir das 09:30, no Auditório do Estádio Municipal de Leiria - Porta 7 - um seminário de apresentação do Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, um documento de natureza científica que identifica riscos e aponta medidas de ação para minorar os impactos dos fenómenos climatéricos extremos resultantes do aquecimento global.

Este seminário tem como objetivo divulgar o trabalho que a Câmara Municipal de Leiria está a desenvolver com vista ao reforço da resiliência climática do Município e de quem nele habita ou visita.

A sessão de abertura está marcada para as 10:00, pelo presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, seguindo-se, às 10:15, uma intervenção por António Lopes, pelo IGOT - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território – Universidade de Lisboa, sobre “As Alterações Climáticas na Região de Leiria”.

Às 10:45, João Telha (CEDRU) intervém sobre o tema “Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Leiria”.

Às 11:30, o tema em debate é “Do Plano à Ação – Intervenções Municipais de Adaptação Climática na Câmara Municipal de Leiria”.

Sandra Macedo, da Divisão de Obras Municipais, fala da redução da exposição aos riscos climáticos através do aumento da resiliência dos espaços urbanos e do aumento do conforto térmico e eficiência energética dos edifícios.

Artur Figueiredo, Divisão de Proteção Civil e Bombeiros, debruça-se sobre a redução da exposição aos riscos climáticos através da prevenção de eventos climáticos extremos e da redução do risco de incêndio e da exposição aos incêndios florestais, enquanto Luísa Gonçalves, da Divisão de Planeamento e Ordenamento do Território, aborda o contributo do planeamento no processo de adaptação do território de Leiria às alterações climáticas.

Leandro Sousa, dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Leiria, fala da gestão das infraestruturas de água e saneamento numa perspetiva de adaptação às alterações climáticas.

Às 14:30, Sérgio Barroso (CEDRU), intervém sobre “Adaptação Local em Portugal – Evolução Recente e Perspetivas Futuras”.

Às 15:00, estará em destaque o tema “Adaptação Local – Experiências Inspiradoras”, com participações de Catarina Freitas, da Câmara Municipal de Almada, que falará sobre o Projeto ReDuna: recuperação e restauração ecológica de sistemas dunares, de Ana Queiroz do Vale, da Planning4People, que abordará o tema Eixo Verde e Azul – bacia hidrográfica do rio Jamor, e ainda de Duarte D’Araújo Mata, da Câmara Municipal de Lisboa, sobre o tema “Lisboa a Capital Verde Europeia 2020”.

Às 16:15, aborda-se o tema “Conselho Local de Adaptação de Leiria”, com contributos de Inês Rafael, da Câmara Municipal de Loulé, sobre Conselhos Locais de Acompanhamento de Estratégia Municipais de Adaptação Climática – a boa prática de Loulé.

A sessão de encerramento está agendada para a 17:15, por Ana Esperança, vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Leiria.

A entrada é livre, mas deverá ser efetuada inscrição através do telefone 244 845646  ou do email: guidamorais@cm-leiria.pt.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
image title