Links rápidos

Câmara Municipal de Leiria combate lagarta do pinheiro nas escolas

08 Fevereiro 2010

Com o objectivo de prevenir e controlar o desenvolvimento da Thaumetophoea pityocampa, vulgarmente conhecida como Lagarta do Pinheiro ou Processionária, nas escolas do concelho que têm pinheiros nos recreios, a Câmara Municipal de Leiria está a desenvolver um plano de combate a esta praga.

As primeiras medidas implementadas visaram a colocação de cintas adesivas em torno dos troncos com forte presença de ninhos de lagartas e respectiva destruição mecânica daqueles ninhos, tratamentos microbiológicos com aplicação de substâncias à base Bacillus thuringiensis e mais recentemente aplicação de tratamentos fitossanitários por um sistema de microinjecção em 288 pinheiros dispersos por 43 equipamentos educativos.

O sistema adoptado é um sistema fechado, onde o produto fitossanitário é aplicado directamente no interior da árvore, evitando as controvérsias das aplicações por pulverização, respeitando o aplicador, os utentes dos espaços intervencionados e o ambiente (este produto é fotodegradável).

Como complemento destas medidas enunciadas a Autarquia está a prever utilizar, como método de controlo natural da praga, os chapins, que são aves facilmente encontradas em parques e jardins urbanos e que têm a particularidade de incluírem na sua dieta alimentar as lagartas do pinheiro.

Com estas medidas espera-se uma diminuição dos danos provocados pelas lagartas de Processionária e um controlo da disseminação da praga.

Leiria, 8 de Fevereiro de 2010