Links rápidos

CDIL celebra 2.º aniversário com música internacional

105  cdil 1 670 999
22 Julho 2019

O Centro de Diálogo Intercultural de Leiria (CDIL) celebra, no próximo dia 26, o seu segundo aniversário com a realização de dois concertos de artistas internacionais no fim de semana.

Na sexta-feira, a Igreja da Misericórdia recebe a atuação dos Ensemble Musicantes, um quarteto espanhol de música medieval que vem a Leiria homenagear as culturas muçulmana, judaica e cristã.

Para sábado, está previsto o concerto pelo quinteto Dil-Mastana, do Rajastão, Índia, que conta com a participação da bailarina Kritika Thakur.

Ambos os eventos realizam-se na Igreja da Misericórdia e têm hora marcada para as 21:30, sendo a entrada livre, embora limitada à lotação do espaço.

Com um objetivo cultural e turístico, o CDIL pretende interpretar a presença, ao longo dos séculos, de três importantes religiões em Leiria.

O espaço valoriza a coexistência do cristianismo, judaísmo e islamismo, que se tornaram uma marca de desenvolvimento e de multiculturalismo da região até hoje, graças ao acolhimento e contributo cultural e económico de várias comunidades migrantes.

Deste diálogo, faz ainda parte a Casa dos Pintores, assim designada devido à grande quantidade de artistas que retrataram a sua fachada, que representa uma peça de arquitetura histórica relevante no conjunto edificado no centro histórico de Leiria.