Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Links rápidos

Aprovada candidatura do m|i|mo para restauro de espólio do fotógrafo Fabião

Escolhida 1 670 999
29 Julho 2019

Uma parte do espólio do fotógrafo José Fabião existente no m|i|mo vai ser alvo de uma intervenção de conservação preventiva e curativa ao abrigo de uma candidatura do Museu da Imagem em Movimento à Rede Portuguesa de Museus.

Este trabalho de preservação, que incide sobre um registo fotográfico ímpar sobre a história recente de Leiria, vai ser contemplado com um financiamento máximo 60% da candidatura apresentada, um projeto que contará com um técnico de conservação preventiva a trabalhar neste fundo durante um ano, com o apoio financeiro da Rede Portuguesa de Museus, estando previsto o tratamento de 4.000 a 6.000 espécies fotográficas.

Depositado em 2008 no m|i|mo, o espólio deste fotógrafo leiriense é constituído por cerca de 200 mil espécies fotográficas e abrange o período de laboração entre 1939 e 2005, tendo sido denominado “Fundo Casa Fabião”.

José Fabião registou durante anos, de forma sistemática, imagens das pessoas, da cidade, da sua sociologia vivencial, sendo o seu espólio um manancial de informação de grande valor técnico e artístico.

José Fabião nasceu na Sismaria - Estação, em Marrazes, a 5 de Dezembro de 1920, tendo dado os seus primeiros passos na fotografia aos 12 anos, com o seu tio, José Pereira da Silva, da fotografia Luz´arte.

No decurso da sua carreira, como realça um texto biográfico escrito pela sua neta, Sara Fabião, José Fabião fotografou personalidades das mais variadas áreas, sendo de destacar as imagens que realizou dos Presidentes da República Portuguesa que visitaram a cidade de Leiria, ou ainda de personalidades estrangeiras, como Haile Selassie, da Etiópia.

Distinguiu-se especialmente como retratista, para além dos seus trabalhos de reportagem e laboratório, tendo fotografado a maioria da população do concelho de Leiria e dos concelhos vizinhos, acrescenta o texto.

Desempenhou diversos cargos de coordenação regional, como o de Delegado no Distrito de Leiria do Grémio dos Industriais de Fotografia.
Foi também correspondente fotográfico na cidade de Leiria dos jornais Record, Diário de Notícias, O Século e O Primeiro de Janeiro e foi diretor, durante vários anos, do Grémio Literário e Recreativo de Leiria e, durante cinco anos, do Ateneu Desportivo de Leiria.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
image title