Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  
Links rápidos

Município de Leiria plantou mais de 24 mil árvores em 2019

Arvore1 1 670 999
21 Janeiro 2020

O Município de Leiria efetuou a plantação de 24.337 árvores em 2019 no concelho de Leiria, em ações de reflorestação nas áreas ardidas na Mata Nacional do Urso, junto à Lagoa da Ervedeira, em resultado da gestão de espécies existentes em espaço público municipal e na construção do Jardim da Almuinha Grande.

No que diz respeito à reflorestação das zonas ardidas, foram realizadas duas ações: dia 16 de novembro, em que foram plantadas 12.500 árvores, na Mata Nacional do Urso, junto à Lagoa da Ervedeira, e dia 23 de novembro, com a plantação de mais 11.000 espécimes, na mesma zona.

Estas duas iniciativas, numa área devastada pelos incêndios de outubro de 2017, contaram com a participação de mais de 650 voluntários e o apoio de várias instituições, nomeadamente Associação Páginas de Música, ANEFA - Associação Nacional de Empresas Florestais, Projeto Terra de Esperança, EDP e Fundação Galp.

O ano de 2019 fica também marcado pela inauguração do Jardim da Almuinha Grande, cuja construção envolveu a plantação de 547 árvores, um investimento que oferece um novo espaço verde à população de Leiria.

Quanto à gestão das espécies existentes em espaço público municipal, foram plantadas 290 árvores em 2019, tendo sido necessário proceder ao abate de 54 exemplares.

Refira-se que o Município de Leiria tem tido a preocupação de efetuar um acompanhamento regular às diversas espécies arbóreas do concelho e de avaliar o seu estado fitossanitário.

Esse acompanhamento implica que, em algumas circunstâncias, seja necessário proceder ao abate de algum exemplar, tendo por base a monitorização e respetiva avaliação.

Quando tal se verifica, o Município prevê a sua substituição equilibrada, de forma a manter ou aumentar o mesmo número de árvores e assim manter o equilíbrio urbanístico do espaço.

No ano de 2019, o Município procedeu ao abate de 54 exemplares no concelho, sendo que estes abates foram justificados pelo facto de se tratar de árvores em declínio e nalguns casos por quedas, fruto de intempéries.

Por outro lado, procedeu a ações de plantação de 290 exemplares, tendo ultrapassado o rácio de 5 plantações por cada abate.
As espécies plantadas foram essencialmente tílias, quercus, freixos e pinheiro manso.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete