Links rápidos

Leiria comemora Festa dos Museus 2011

Os Museus Municipais de Leiria irão associar-se no sábado, dia 14 de Maio, às comemorações da Noite dos Museus, permanecendo abertos ao público e com entrada livre, entre as 21 e as 23 horas.

No Dia Internacional dos Museus, que terá lugar dia 18 de Maio e que este ano invoca o tema "Museus e memória", o m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento, o Moinho do Papel e o Agromuseu Municipal Dona Julinha têm também entrada livre e proporcionarão a todos os visitantes um conjunto de iniciativas diversificadas.

Nesse dia, às 9, às 10 e às 11 horas, tem lugar a apresentação do documentário "Disparem à vontade", no m|i|mo. Através de uma câmara Super 8, um dos primeiros sistemas de filmar para amadores, crianças filmaram os mais velhos. Fizeram-lhes perguntas sobre a vida de tempos idos e pediram-lhes para contarem histórias e cantarem algumas cantigas, recolhendo imagens das suas actividades diárias.

No mesmo dia, também no m|i|mo, será projectado o filme "O Jogo", seguido de visita guiada ao museu. Pelas 18 horas, será inaugurada a exposição de Fotografia "About the neck tie", do fotógrafo Dietmar Schmaler, e que ficará patente até 2 de Julho. Às 18h30 será apresentada a conferência "O fascínio do olhar –fotografia e memória", por Martin Rehkopp, comissário da exposição "About the neck tie".

À noite, pelas 22 horas, terá lugar a formação "À noite no museu com light painting", através da qual as paredes do museu vão ser "pintadas com luz".

No Agromuseu Municipal Dona Julinha, dia 18, a partir das 14 horas decorrerá um peddy-paper e gincanas de jogos tradicionais, tais como corridas de cântaros, corridas de colher e batata, corridas de sacos, tracção à corda, jogo do lenço e cabra-cega, entre outros.

No Moinho do papel, o dia 18 será assinalado às 14h30, com várias actividades pedagógicas, nomeadamente a leitura do conto do Moinho do Papel e teatro de fantoches. Pelas 21 horas, terá lugar uma conferência com o psicólogo Eduardo Sá, sobre a temática das comemorações do "Dia Internacional dos Museus".

Para mais informações, os interessados deverão contactar o m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento, através do tel. 244 839 675 ou mimo@cm-leiria.pt; o Agromuseu Municipal Dona Julinha através do tel. 244 614 635 ou agromuseu@cm-leiria.pt e, o Moinho do Papel através do tel. 244 839 672 ou moinhodopapel@cm-leiria.pt .