Links rápidos

Leiria revive Corte de D. João III

A Câmara Municipal de Leiria vai promover, entre os dias 21 de Maio e 1 de Junho, uma série de iniciativas dirigidas a crianças e a adultos, na área da Cultura. "Na Corte D’ El Rei D. João III" destina-se a cerca de 6.700 alunos do pré-escolar e de todas as escolas públicas do 1º ciclo do concelho de Leiria e é financiada a 80 a 85% por fundos comunitários.

O objectivo é dar a conhecer às crianças do concelho o Castelo de Leiria e a nossa história local, através da realização de actividades lúdicas que promovam o conhecimento da história e da identidade de Leiria.

"A grande aventura dos marinheiros portugueses nos mares desconhecidos" é o tema da iniciativa destinada aos alunos dos jardins-de-infância, que terá lugar nos dias 23 e 24 de Maio, no Teatro José Lúcio da Silva.

Em relação aos alunos do 1º ciclo, terão oportunidade de assistir a quatro peças de teatro, no Castelo de Leiria, que estarão em exibição nos dias 25, 26, 27, 30 e 31 de Maio e a 1 de Junho, Dia Mundial da Criança.

Com a duração de 20 minutos cada uma, as peças de teatro terão como temas: "Histórias maravilhosas da Índia", "Aventuras de Ceilão à Cochinchina", "Os Bandeirantes e as capitanias do Brasil" e "Histórias de Náufragos na costa africana".

Para o público em geral, está programada a realização de uma Feira Quinhentista no centro histórico, no dia 21, entre as 15 e as 24 horas. Esta recriação histórica pretende celebrar Leiria como cidade.

No domingo, dia 22, a iniciativa prossegue com outra recriação histórica, entre as 15 e as 20 horas, alusiva ao mesmo período. Nos dias 28 e 29 de Maio, está prevista a realização de uma Feira Quinhentista, mas desta vez no Castelo de Leiria, das 15 às 24 horas. No total, estão envolvidos 200 actores, animadores e músicos.

São aguardados cerca de 40 mil visitantes.