Links rápidos

Município instala sinalética para circulação segura de peões na Praia do Pedrógão

Imagem pedrogao 1 670 999
19 Maio 2020

O Município de Leiria vai instalar esta semana sinalética para circulação de peões na Marginal da Praia do Pedrógão, uma medida com o objetivo de reforçar as medidas de segurança para os utilizadores daquela praia no âmbito da crise de saúde pública Covid-19.

Nos suportes instalados ao longo da Avenida Olímpio Duarte, entre as rotundas norte e sul, serão afixados materiais informativos a recomendar que a circulação seja feita em sentidos alternados, de modo a evitar o cruzamento das muitas pessoas que nesta época procuram aquela praia para passeios.

Com esse objetivo, é recomendado que os peões circulem no passeio junto ao mar no sentido sul-norte e no passeio junto às habitações no sentido contrário, respeitando a distância de segurança de 1,5 metros em relação a outros utilizadores do espaço.

Com o lema “Regressar à praia com segurança”, os suportes reforçam ainda a informação relativa aos cuidados de higiene que devem ser assumidos para diminuição de risco de contágio pelo Covid-19.

Recorde-se que o Conselho de Ministros publicou no passado dia 15 as regras para a época balnear 2020 que podem ser consultadas em https://bit.ly/2ZkhGNg.

De acordo com o plano de desconfinamento divulgado pelo Governo após a reunião de sexta-feira do Conselho de Ministros, durante a época balnear, os utentes das praias devem assegurar um distanciamento físico de 1,5 metros entre diferentes grupos e afastamento de três metros entre chapéus-de-sol, toldos ou colmos.

No areal das praias estão interditas atividades desportivas com duas ou mais pessoas, exceto atividades náuticas, aulas de surf e desportos similares.

Relativamente ao estado de ocupação das praias, o Município encontra-se a preparar a implementação de um sistema de informação.