Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  
Links rápidos

Conversas sobre Arqueologia em Leiria



 

No Sábado, dia 9 de Julho, pelas 17h00, o mIiImo – museu de imagem em movimento, em Leiria, vai receber a segunda sessão do segundo ciclo de conferências - Conversas sobre Arqueologia em Leiria, dedicada ao tema "A evolução urbanística do Centro Histórico de Leiria: evidências arqueológicas". Nesta segunda sessão apresentar-se-ão três conferências que pretendem divulgar os resultados de intervenções arqueológicas, promovidas pelo Município de Leiria, nos últimos  cinco anos, no quadro de projectos financiados, entre os quais o PALOR - Programa de Acção para a Regeneração do Centro Histórico de Leiria.

Título:
Contributo da Arqueologia Preventiva para a história de Leiria
Conferencistas: Dra. Lília Basílio e Dra. Gina Dias, arqueólogas da empresa Dryas arqueologia, Lda, responsáveis pelas intervenções no mIiImo e EPA3 - Requalificação do Espaço Público da Zona Alta do Centro Histórico.

Título:
Estórias da Cidade de Leiria (I): do séc. XV ao séc. XX no Futuro Centro Cívico de Leiria
Conferencistas: Dra. Iola Filipe e Dra. Marina Pinto, arqueólogas da empresa ERA-Arqueologia, S.A., responsáveis pelas escavações do projecto DS1 - Construção do Centro Cívico e respectiva Praça Pública.

Título:
Estórias da Cidade de Leira (II): do séc. XVI ao séc. XX no Convento de Santo Agostinho
Conferencistas: Dra. Marina Pinto, Dra. Inês Simão e Dr. Tiago Nunes, arqueólogos da empresa ERA - Arqueologia, S.A., responsáveis pelas intervenções arqueológicas do projecto DC1 - Reconversão do Convento de Santo Agostinho.

Duração: 1h30

A entrada é livre. Informações adicionais através do tel. 244 839 677 ou emails: vcarvalho@cm-leiria.pt ou cpintores.arqueologia@cm-leiria.pt

As Conversas sobre Arqueologia em Leiria

Nos últimos anos, o Concelho de Leiria e a sua região envolvente tem sido objecto de trabalhos arqueológicos, cujos resultados contribuem grandemente para o conhecimento da dinâmica de ocupação humana, nas suas dimensões ambientais, territoriais, políticas, económicas, sociais e culturais.

O conhecimento dos resultados desta investigação e das suas condicionantes de realização têm, por sua vez, um impacto na vida quotidiana e cultural da população que deve ser reconhecido, tornando-se cada vez mais necessárias a divulgação, avaliação e discussão públicas, tendo em vista o enriquecimento do conhecimento científico e o seu respectivo retorno social.

As conferências, que irão ter lugar entre os meses de Maio e Outubro de 2011, serão apresentadas em sessões periódicas, por arqueólogos, e/ou técnicos e investigadores de diversas áreas, numa perspectiva interdisciplinar, privilegiando o debate aberto como forma de intervenção. As sessões serão dirigidas não só à comunidade científica mas sobretudo a um público generalista, com enfoque para os munícipes de Leiria.

Neste 2º ciclo de conferências Conversas sobre Arqueologia em Leiria serão realizadas quatro sessões temáticas, de entrada livre, que decorrerão em vários locais da cidade de Leiria. Com esta iniciativa procura-se incentivar o envolvimento da comunidade na discussão de questões relacionadas com o Património Cultural e divulgar os resultados das intervenções arqueológicas realizadas nos últimos anos no concelho de Leiria.

Leiria, 5 de Julho de 2011

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete