Links rápidos

“Bibiloteca acessível” é já uma realidade

19 Fevereiro 2010

Teve lugar na passada quarta-feira, 17 de Fevereiro, a abertura oficial do novo serviço disponível na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira "Biblioteca acessível", que contou com a presença do Vereador da Educação Cultura e Juventude, Gonçalo Lopes, do Chefe de Gabinete do Governador Civil de Leiria, Carlos Lopes, do Administrador da Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI), João Afonso, e do delegado da FDTI em Leiria, Ângelo Marques, bem como de diversos convidados em representação do CRID e das associações: ACAPO, ASAE, APD, APPC, Cercilei e Oásis.

Gonçalo Lopes começou por agradecer aos representantes da FDTI esta oportunidade criada em Leiria através da cedência do equipamento que a partir de agora permite aos cegos, amblíopes, tetraplégicos, além de todas as pessoas com mobilidade reduzida, terem acesso à biblioteca. Para o Vereador "esta é uma nova valência e uma porta aberta para a captação de um público específico que costuma estar excluído". Agradecendo também às diversas associações presentes, o autarca frisou ainda a vital importância das mesmas referindo que "este é um grande desafio, só possível com o apoio do movimento associativo", tendo apelado a que divulguem a "biblioteca acessível" junto dos seus associados.

João Afonso destacou o facto desta parceria com Leiria ser um processo piloto a nível nacional visto ser a primeira vez que o FDTI se associa a uma câmara municipal, desejando que esta nova realidade tenha muito sucesso junto dos leirienses.

Para Carlos Lopes, o Governo Civil vê com satisfação a disponibilização deste novo espaço, que a partir de agora permite o igual acesso à informação a todos os cidadãos, corrigindo-se assim assimetrias e desigualdades.

Segundo Diniz Heliac Cavalcanti, Presidente da delegação de Leiria da ACAPO, este é um sonho tornado realidade para aqueles que a partir de agora podem frequentar a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira nas mesmas condições que qualquer outro utente deste espaço, referindo "fico feliz por saber que, a partir de agora muita gente carenciada pode utilizar um equipamento caríssimo".

A "Biblioteca acessível", funciona no espaço dos audiovisuais, à segunda-feira, entre as 14 e as 19 horas, de terça a sexta-feira, entre as 10 e as 19 horas e aos sábados, das 10h30 às 13 horas e das 14 às 18 horas. O computador, impressora e digitalizador agora disponíveis incluem um software preparado para invisuais e pessoas com incapacidade auditiva ou motora.

Leiria, 19 de Fevereiro de 2010