Links rápidos

Serviço de Apoio Informático às Escolas promovido pela Câmara Municipal

23 Fevereiro 2010

No âmbito do novo Programa da Câmara Municipal de Leiria "Intervenções Educativas", a Autarquia está a implementar o Serviço de Apoio Informático (SAI), tendo em conta o vasto parque informático existente nos edifícios escolares do Concelho e a crucial importância dos recursos informáticos para os Jardins de Infância e Escolas do 1º CEB.

A informática é uma área que nos dias de hoje se assume como um veículo de aprendizagem logo a partir do ensino pré-escolar, sendo que os novos métodos de ensino se baseiam cada vez mais nas novas tecnologias de suporte informático. É neste contexto que o SAI surge como um gabinete indispensável para resolver problemas informáticos do dia a dia das escolas, através de uma rápida intervenção na resolução dos pedidos de reparação de anomalias informáticas.

São objectivos fundamentais do SAI, receber e coordenar os pedidos de intervenção, mantendo o parque informático escolar sempre disponível e em boas condições, como recurso fundamental no processo de aprendizagem.

Face ao elevado número de escolas do 1º CEB e jardins-de-infância do concelho, os pedidos de intervenção serão coordenados por uma equipa multidisciplinar. Sempre que existir uma avaria num equipamento informático numa escola, a mesma será reportada em formulário próprio via e-mail para o endereço do SAI (este processo realizar-se-á sempre on-line). Os coordenadores procederão ao encaminhamento dos pedidos para os técnicos que se deslocarão à escola e posteriormente será produzido um relatório de intervenção que será colocado numa área própria de uma plataforma educativa para futura consulta. Esta plataforma estará também alojada no site da Câmara Municipal de Leiria.

Para implementar este serviço a Autarquia estabeleceu um Protocolo de Cooperação com a Fundação Escola Profissional de Leiria, que permitirá o envolvimento de estagiários do Curso Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos daquela Fundação, que assegurarão a reparação dos materiais informáticos (hardware).

Ao nível do equipamento informático, nas escolas do 1º CEB do concelho de Leiria e que são da responsabilidade da Câmara Municipal, existe um total de 561 computadores, 483 impressoras e 54 scanners, estando todos os computadores ligados à Internet. Relativamente aos Jardins-de-infância, existe um total de 139 computadores, 114 impressoras e 15 scanners.

Leiria, 23 de Fevereiro de 2010