Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Links rápidos

Árvore do Centenário no Castelo de Leiria

19 Março 2010
Árvore do Centenário no Castelo de Leiria


A Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário da República em Leiria, associou-se ao projecto Árvore do Centenário, incluído nas Comemorações Nacionais do Centenário da República, através de uma iniciativa que teve lugar hoje, dia 23 de Março, pelas 13h30, no Castelo de Leiria, e que concilia essas comemorações com a temática do Ano Internacional da Biodiversidade.

No Castelo foi identificada uma árvore centenária, um freixo, e ao seu lado foi plantada a "árvore do centenário", igualmente um freixo, uma espécie endémica (natural) da nossa região. Foram ainda colocados ninhos de aves (Chapins), que incluem na sua cadeia alimentar diversos parasitas que atacam as árvores existentes na encosta do Castelo.

Para dinamizar e monitorizar futuramente essa actividade, o Município de Leiria lançou o desafio à escola EB1 do Arrabalde, dada a sua proximidade daquele monumento, que neste dia realizou ainda uma reportagem sobre esta iniciativa.

A acção foi realizada por uma equipa técnica pluridisciplinar do Município de Leiria que envolveu técnicos dos espaços verdes, da arquitectura paisagista, da acção educativa, do património cultural e da arqueologia.

Com esta iniciativa o Município consolida o seu interesse pela valorização do património natural e cultural do concelho, e incentiva à participação activa da comunidade, apostando nos mais jovens.

Leiria, 23 de Março de 2010

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
image title