Links rápidos

Câmara aprova projecto do Centro Cívico no Centro Histórico

24 Março 2010
Câmara aprova projecto do Centro Cívico no Centro Histórico

Na reunião de Câmara de ontem, dia 23 de Março, a Câmara Municipal de Leiria deliberou por maioria aprovar as alterações ao projecto do Centro Cívico e respectiva Praça Pública, no Centro Histórico de Leiria, no local delimitado pelas ruas Barão de Viamonte (a Norte), Manuel António Rodrigues (a Nascente) e a Travessa da Tipografia (a Poente), da autoria do Arq.º Gonçalo Byrne.

A principal alteração reside na eliminação de todos os espaços que inicialmente estavam previstos em cave, nomeadamente uma sala polivalente e um auditório.

Subjacente a esta alteração está a necessidade de se cumprir o prazo imposto pelo PALOR – Programa de Acção para a Regeneração do Centro Histórico de Leiria, para a construção deste Centro Cívico, que é Julho de 2011.

Caso não se cumprisse este prazo, o projecto perderia todo o financiamento no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional para o período de 2007 / 2013, e considerando que é igualmente o projecto nuclear de todo o PALOR, inviabilizaria a comparticipação comunitária a todos os outros projectos inseridos neste programa, mesmo que estes respeitassem os prazos para a sua concretização.

Para além da questão cronológica, a eliminação da cave prende-se também com um conjunto de condicionantes ao nível geológico, dado tratar-se de um terreno em aluvião.

Esta alteração já tinha sido contemplada em sede da reformulação das candidaturas aprovadas nos Programas Operacionais do QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional para o período de 2007 / 2013 e o respectivo ajustamento financeiro, aprovado em reunião de câmara de 23 de Fevereiro último.

O Projecto do Centro Cívico – Praça Pública agora aprovado, intitulado Edifício Praça Eça de Queiroz, contempla a criação de um espaço com vocação social, destinado à terceira idade e aos jovens, complementado por um bar / cafetaria com esplanada. Esta componente social vem dar resposta às necessidades específicas destes dois grupos etários, funcionando como um local de convívio, numa lógica de partilha inter-geracional. O acesso ao edifício é feito pela rua de ligação entre a Travessa da Tipografia e a Rua Manuel António Rodrigues.

Leiria, 24 de Março de 2010