Links rápidos

Comemorações do Dia Mundial da Floresta apostam na preservação das árvores

11 Março 2010
Comemorações do Dia Mundial da Floresta apostam na preservação das árvores

"Se eu fosse uma árvore… Conhecer, para aprender a gostar e saber preservar" é a iniciativa que a Câmara Municipal de Leiria vai levar a efeito em conjunto com as escolas do Concelho, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Floresta e que tem como objectivo sensibilizar os mais novos para a necessidade de preservar o património arbóreo existente.

Esta iniciativa dirigida aos alunos do pré-escolar e 1º CEB do concelho de Leiria, bem como a utentes de instituições de solidariedade social, no âmbito da deficiência, terá lugar através de um concurso de cartazes subordinados ao tema "Se eu fosse uma árvore…Conhecer, para aprender a gostar e saber preservar", nos quais constem frases alusivas aos cuidados a ter com as árvores.

Através da expressão escrita e artística, pretende-se promover o envolvimento das crianças na defesa da natureza, potenciando a responsabilidade colectiva na preservação de um bem comum, considerado cada vez mais importante para a manutenção do ambiente como é o recurso "árvore".

Os cartazes realizados serão expostos no Centro de Interpretação Ambiental e sujeitos a votação de acordo com regulamento próprio. A cerimónia de entrega de prémios terá lugar no dia 22 de Maio, Dia da Cidade e Dia Internacional da Biodiversidade, no stand da Câmara Municipal de Leiria, no recinto da Feira de Maio.

As inscrições para o concurso de cartazes deverão ter lugar até ao dia 19 de Março, na Divisão de Parques e Espaços Verdes, na Rua da Cooperativa em São Romão, ou através  do telefone 244 839 500, extensões 539/543, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 14 às 17h30.

Considerando que o ano de 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade, no âmbito destas comemorações, serão colocadas nas escolas e em espaços públicos em que tenha sido detectada a processionária do pinheiro, caixas ninho em madeira, cedidas pela Autarquia.

A colocação destas caixas ninho visa também sensibilizar as crianças para a importância de preservar espécies que contribuem para o equilíbrio do ecossistema em que habitam, criando, por um lado, condições para que os chapins, pássaros considerados como um controlo natural da praga, nidifiquem nos espaços identificados e por outro lado, que a comunidade escolar seja convidada a conhecer a avifauna existente e a envolver-se directamente na sua conservação.

Leiria, 11 de Março de 2010